Notícias

Frente Ampla de Mulheres entrega manifesto em apoio à candidatura de Baleia Rossi à Presidência da Câmara

Foto: Divulgação

Representantes da Frente Ampla de Mulheres em apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à Presidência da Câmara dos Deputados participaram de um jantar com o parlamentar, neste domingo (31/01), e entregaram a ele um manifesto assinado pelas mulheres dos partidos que integram o grupo. A deputada federal Tereza Nelma (AL) esteve presente no encontro.

No documento, assinado pela presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB, Yeda Crusius, as lideranças femininas das 11 legendas que compõem a Frente reconheceram as diferenças políticas e ideológicas entre elas, mas destacaram o compromisso de se unirem em prol de uma candidatura que represente a independência do Legislativo, garantindo a continuidade da democracia e estabilidade no Brasil.

Segundo elas, foi a independência e ação do Legislativo que levou à população o auxílio emergencial, em meio à pandemia que vitimou milhares de brasileiros por conta da incompetência do Executivo.

Mesmo assim, a imperícia do governo federal fez com as desigualdades sociais do país fossem acentuadas, com a recessão econômica, o desemprego e o desabastecimento de insumos de saúde, como o oxigênio no Norte do país, que levaram à uma crise sem precedentes.

MULHERES NA PANDEMIA

As lideranças da Frente Ampla de Mulheres também destacaram o impacto significativo que a pandemia teve na vida das brasileiras. Além de serem umas das mais afetadas pela desigualdade econômica do país, elas ainda estão sujeitas à violência doméstica, visto que o isolamento social levou a um aumento das taxas de feminicídio e violência contra a mulher, segundo o Anuário de Segurança Pública 2020.

Outra violência de gênero que cresceu durante a pandemia foram os ataques políticos, especialmente durante as eleições municipais do último ano. Candidatas e eleitas foram agredidas, assassinadas, ameaçadas e perseguidas nas redes sociais, inclusive, diversas candidatas pelo PSDB sofreram ataques e perseguições.

A falta de representatividade feminina na política também foi classificada como uma forma de violência política, visto que as mulheres são pouco mais da metade da população e 52,49% do eleitorado brasileiro, mas não participam da tomada de decisão nos espaços de poder.

COMPROMISSOS

Levando tudo isso em consideração, as mulheres da Frente Ampla cobraram do deputado Baleia Rossi o compromisso com uma série de pontos importantes para a agenda feminina na política.

Entre eles, o comprometimento com o aumento da participação de mulheres na política e a representatividade nas Casas Legislativas; o combate à violência política de gênero; o combate à violência contra meninas e mulheres; a defesa dos direitos das mulheres e das conquistas legislativas já conquistadas; o compromisso com o fim da crise e o apoio às mulheres chefes de família afetadas pela pandemia; e o compromisso com os princípios constitucionais e republicanos que devem nortear o Parlamento, como a separação entre os poderes, a defesa da democracia, da igualdade, e o combate à discriminação e o preconceito.

Além do PSDB-Mulher Nacional, assinaram o manifesto representantes dos secretariados da Mulher do MDB, Cidadania, Democratas, Rede Sustentabilidade, PSB, PDT, PT, Partido Verde e PCdoB.

Acesse AQUI a íntegra do manifesto.