Política

Orleans tem a única mulher presidente do legislativo na AMREC

vereadora Mirele Debiasi foi eleita presidente da Câmara de Vereadores do município de Orleans (SC). A tucana reeleita nas últimas eleições, com a segunda maior votação de Orleans, será a única mulher no comando do Legislativo das cidades que compõem a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). São ao todo 12 cidades – Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

Mirele Debiasi, que também é presidente do Diretório Municipal do PSDB no município, é reconhecida por ser muito atuante e por suas lutas contra o preconceito contra as mulheres que buscam maior protagonismo na política.

“Ser presidente da Casa Legislativa em Orleans é uma vitória minha e de todas nós mulheres que diariamente sabemos o que é ter que fazer muito mais pra receber algum mérito. Agradeço meu partido (PSDB) e aos demais, MDB, PP, PSD pela confiança”, disse.

A vereadora ressalta que a mulher tem o poder de quebrar paradigmas e mostrar que não existe profissões e atividades distintas de acordo com o gênero.

“Ser mulher nos traz desafios diários desde a nossa infância. Somos direcionadas o tempo todo para aquilo que menina pode fazer, aquilo que menina deve fazer e qual profissão devemos seguir. E muitas acabam ficando com esses condicionamentos enraizados e leva para toda vida o pensamento de que não deve pisar em alguns territórios considerados masculinos.”, e completa: “Mas, em contrapartida, muitas sabem que nós mulheres podemos e devemos ser aquilo que acreditamos, e assim, a cada passo vamos conquistando mais espaços, voz e vez. E principalmente, mostramos a mais mulheres que independentemente do local que estejamos, do meio de trabalho, seja ele “predominante masculino ou não”, podemos encarar qualquer desafio e vencer“,  incentiva.