Notícias

Zilá Breitenbach incentiva troca de conhecimentos e busca por alternativas para geração de energias renováveis

O futuro da matriz energética do Estado pautou diversas reuniões virtuais da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa, ao longo de 2020. Presidida pela deputada Zilá Breitenbach (RS), a comissão reuniu especialistas que apontaram as potencialidades no âmbito da geração de energias renováveis.

“O biogás é uma fonte de energia renovável com grande potencial no Rio Grande do Sul. Precisamos seguir investindo em conhecimento, além de oferecer condições financeiras para viabilizar projetos nessa área”, afirmou Zilá.

Atualmente, 80% da matriz energética do Rio Grande do Sul já é oriunda de fontes renováveis e há espaço para a expansão de várias modalidades de energia limpa, seguindo uma tendência que deverá ser hegemônica no mundo pós-pandemia. Com 51% da energia de origem hídrica, 21% eólica, 4% de biomassa e 3,6% fotovoltaica, os especialistas enxergam potencial de avanço no uso de todas as fontes de geração energética.

Zilá é uma incentivadora dos debates sobre matriz energética. A deputada preside a Frente Parlamentar da Matriz Produtiva dos Biodigestores, visando fomentar a produção de conhecimento e criação de linhas de investimentos na geração de energia por meio de dejetos da atividade rural.

A parlamentar também foi idealizadora do Programa Gaúcho de Incentivo à Geração e Utilização do Biogás e do Biometano (RS Gás), do governo do Estado. “O biogás é uma fonte de energia renovável com grande potencial no Rio Grande do Sul. Precisamos seguir investindo em conhecimento, além de oferecer condições financeiras para viabilizar projetos nessa área”, defendeu Zilá em uma das reuniões sobre o tema realizadas no ano.

Com informações da Bancada do PSDB no Rio Grande do Sul