Notícias

Tucanas estão entre os vereadores mais votados do Mato Grosso do Sul nessas eleições

As eleições municipais de 2020 foram um sucesso para o Secretariado Nacional da Mulher/PSDB no quesito capacitação de tucanas. Mais de três mil mulheres participaram dos cursos de Ensino a Distância (EAD) disponibilizados pela Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020. O investimento se traduziu nas urnas em todo o Brasil, com 55 prefeitas, 64 vice-prefeitas e 719 vereadoras eleitas. Dentre elas, destacam-se as tucanas de Mato Grosso do Sul, que têm muito o que comemorar.

O PSDB-Mulher elegeu 44 tucanas para as câmaras municipais de vereadores do estado em 2020, um aumento de 100% em comparação com 2016, quando foram eleitas 22 candidatas. Entre elas estão algumas das vereadoras mais votadas do Mato Grosso do Sul.

É o caso de Janete Córdoba, a candidata mais votada em Amambaí, com 1.035 votos. Dentre suas propostas de campanha, vale destacar o empenho na implantação do programa Lote Humanizado, que prevê a doação de terrenos à população com renda familiar de até cinco salários mínimos. Em segundo lugar no município aparece outra tucana, Ligia Borges, que assume o seu primeiro mandato como vereadora. O PSDB-Mulher elegeu ainda mais uma candidata em Amambaí, Rosa da Saúde.

Renata Canhete foi a vereadora mais votada em Corguinho. Ela vai assumir o seu primeiro mandato, a partir do ano que vem, como a única mulher eleita à Câmara de Vereadores do município em 2020. Vale lembrar que, na cidade, a também tucana Marcela Ribeiro Lopes foi reeleita à Prefeitura. A mais jovem prefeita eleita na cidade.

Em Japorã, a vereadora eleita Aninha foi a preferida dos eleitores nas urnas. Ela também disputava o seu primeiro mandato. A tucana Marcia Amaral, por sua vez, foi eleita como a vereadora mais votada de Brasilândia. Já Cleia Marques foi reeleita para o seu quarto mandato como a terceira vereadora mais bem votada do município de Antônio João, sendo a primeira colocada entre as candidatas mulheres.

Outras tucanas se destacaram nas urnas em Mato Grosso do Sul. Em Ponta Porã, Kamila Alvarenga foi a segunda vereadora mais votada do município, que também elegeu a tucana Angela Derzi. Ambas assumirão o seu primeiro mandato.

Em Coronel Sapucaia, Sebastiana Rodrigues foi a segunda vereadora mais votada da cidade. Flávia Bravo foi reeleita para a Câmara de Vereadores de Figueirão (MS) como a terceira candidata mais votada, sendo a primeira entre as mulheres. Em Caracol, Meire Leite vai assumir o seu primeiro mandato como a quarta vereadora mais votada do município. Já a tucana Nair Oliveira foi a quarta vereadora mais votada em Rio Negro.