Acompanhe

Judite Botafogo é reeleita a prefeita em Lagoa do Carro (PE)

A tucana Judite Botafogo foi reeleita à Prefeitura de Lagoa do Carro (PE), à 60km de Recife, neste domingo (15/11), com 50,07% dos votos. Ela dará continuidade à uma gestão de sucesso ao lado de sua vice, a também tucana Cristiane Chagas.

Primeira prefeita negra a ser eleita em Pernambuco, a professora Judite estabeleceu a melhoria da qualidade de ensino no município como uma das metas da sua gestão, assegurando o piso salarial para professores e implantando o Programa de Formação Permanente para os profissionais da educação infantil. Ela também ampliou o número de vagas nas creches e o número de veículos de transporte escolar.

Sua gestão também se destacou pelo protagonismo feminino e pelas políticas públicas voltadas às mulheres em situação de vulnerabilidade. Na Prefeitura, as principais pastas, como Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, estavam sob o comando de mulheres.

Entre os programas implantados pela tucana no município estão uma assistência judiciária voltada, sobretudo, para as mães, e a formação de um núcleo jurídico exclusivo para o atendimento de casos de violência contra a mulher. Por essas iniciativas, dentre outras, a gestão de Judite Botafogo recebeu em 2017 o prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.