Notícias

Mesmo em tratamento contra câncer, tucanas seguem atuando na política

As tucanas Thelma de Oliveira (MT) e Tereza Nelma (AL), a despeito de suas lutas contra o câncer, seguem firmes em seus cargos: Thelma está na disputa para a reeleição como prefeita de Chapada dos Guimarães, e Tereza mantém-se como deputada federal em defesa dos direitos humanos e da inclusão social.

De acordo com a prefeita Thelma de Oliveira, os seus oponentes não a enxergavam como pré-candidata nessas eleições por conta do câncer.

“Os adversários acharam que eu não seria candidata por causa do anúncio do meu câncer de mama, que eu não iria aguentar, que iria me retirar. Mas, eu já tinha conversado antes com o partido e muitas pessoas se comprometeram a serem candidatos a vereadores, além dos novos candidatos e o PSBD mulher. Tudo isso criou um ambiente que eu não posso deixar de ser candidata”, disse durante uma live do site Repórter MT.

“Muitas vezes os homens acham que nós mulheres somos muito fracas, frágeis e por ficarmos doente precisamos nos recolher em casa, tratando disso de maneira diferenciada, se escondendo. Tenho muitos exemplos de mulheres na mesma situação que eu e que vão a luta. Eu acho que temos que fazer isso para demonstrar o nosso poder de ser guerreira”.

Cuidando da saúde

Tereza Nelma afirmou em suas redes sociais que o momento é de se concentrar em sua saúde e em seu trabalho como deputada federal. “Além disso, me empenhar para termos um pleito eleitoral limpo e com muitas mulheres vencedoras”.

“Estou bem, mas os médicos me recomendam menos atividades e aborrecimentos enquanto faço quimioterapia para combater um câncer de útero, recidiva da cirurgia de histerectomia que fiz em outubro do ano passado. É o sexto câncer que vou superar”, revelou Tereza Nelma ao portal Cada Minuto. Dois erros médicos sucessivos, com perfuração do intestino de Tereza, provocaram um tratamento prolongado, que durou cinco meses. A deputada esteve fazendo exames de controle, em São Paulo, na semana passada, quando foi detectada a recidiva do câncer de colo de útero, que havia sido retirado na cirurgia.

“Quero tranquilizar amigos e amigas, pois já iniciei o tratamento. Dentro de algumas semanas vou aparecer careca, de novo. Mas continuo no trabalho em favor das pessoas mais vulneráveis, mesmo enfrentando incompreensões desumanas. Não guardo ressentimentos das violências praticadas pela velha política autoritária e machista”, diz Tereza Nelma.