Outubro Rosa: Você sabe o que é o autoexame e como fazê-lo?

Internacionalmente reconhecida, a campanha Outubro Rosa foi criada com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura e a possibilidade de um tratamento menos agressivo, e a principal ferramenta para isso é o autoexame.

Por ser um facilmente realizável, o autoexame é a forma mais eficaz de prevenção ao câncer de mama. Basta seguir as seguintes etapas para fazê-lo:

-Com a coluna ereta, coloque a mão esquerda atrás da nuca, com o cotovelo apontado para cima;
-Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda;
-Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas;
-Sinta a mama;
-Durante a apalpação, verifique se há regiões mais densas ou caroços
-Faça movimentos circulares, de cima para baixo;
-Repita os movimentos na outra mama.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano). Recomenda-se que o autoexame seja realizado pelo menos uma vez ao mês. O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

-Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
-Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
-Alterações no bico do peito (mamilo)
-Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
-Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer. Lembre-se: os cuidados com o seu corpo devem permanecer durante todo o ano, não apenas em outubro.

Com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).