Respeitando os cuidados sanitários, candidatas a prefeita iniciam campanha nas capitais

A campanha municipal das eleições de 2020 começou a toda para as candidatas a prefeitas nas capitais neste domingo (27/9). Respeitando os cuidados sanitários necessários devido à pandemia do coronavírus, as tucanas Neuzinha de Oliveira, candidata à Prefeitura de Vitória (ES); Luísa Barreto, candidata à Prefeitura de Belo Horizonte (MG); Shéridan Oliveira, candidata à Prefeitura de Boa Vista (RR); e Cinthia Ribeiro, candidata à Prefeitura de Palmas (TO), deram o pontapé inicial a uma campanha que deverá ser, em grande parte, virtual.

Neuzinha de Oliveira, candidata à Prefeitura de Vitória (ES)

De máscara e atenta ao distanciamento social, Neuzinha de Oliveira fez uma caminhada pelos bairros de Gurigica, sua comunidade, e Maruípe, onde recebeu o carinho de feirantes e moradores. Em uma série de posts nas redes sociais, a candidata a prefeita em Vitória se apresentou oficialmente e prometeu uma campanha de engajamento, pautada na responsabilidade social, atenção ao período de crise sanitária e econômica, respeito aos recursos públicos e diálogo, para promover mais qualidade de vida aos habitantes da capital capixaba.

“Como única mulher candidata à Prefeitura de Vitória em 2020, acredito que estamos no caminho certo para escrever mais um capítulo na história da administração pública da nossa capital. Quero, junto de todos, ser a primeira mulher eleita como prefeita de Vitória. É um sonho e uma inspiração que vai movimentar tantas outras mulheres e meninas no presente e no futuro, rumo a uma Vitória cada vez melhor”, destacou.

“Minha experiência de 20 anos no Legislativo me preparou para administrar Vitória com competência, atenção e percepção apurada para as solicitações e necessidades de cada um dos moradores da nossa cidade. Quero garantir o crescimento estruturado e competitivo de nossa Vitória”, acrescentou a tucana.

Luísa Barreto, candidata à Prefeitura de Belo Horizonte (MG)

Comitê itinerante

Candidata à Prefeitura de Belo Horizonte, Luísa Barreto realizou o ato inaugural de sua campanha lançando o Movimento Colaborativo, comitê itinerante que deve percorrer a capital mineira para ouvir as demandas da população. Vans serão espalhadas por toda a cidade. Para participar, basta acessar o código QR junto aos veículos e responder a um questionário que vai apontar os problemas do bairro onde moram os cidadãos. As sugestões serão integradas ao plano de governo.

No evento, que reuniu apenas o candidato a vice-prefeito Juvenal Araújo, ex-secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial e fundador do Tucanafro, além de lideranças e candidatos a vereador pelo partido, de forma a garantir o distanciamento social, a tucana afirmou que o potencial de desenvolvimento da capital mineira deverá ser alcançado por meio da participação dos cidadãos.

“Ao invés de ter um comitê de campanha em que a gente se fecha e não se abre a ninguém, a gente lança o nosso movimento colaborativo. Nós vamos ter carros como esse rodando toda Belo Horizonte para levar o nosso nome, levar nossas bandeiras, levar nossa campanha, mas principalmente para ouvir o belo-horizontino. É por isso que eu e o Juvenal estamos aqui”, salientou.

“Nós estudamos muito, trabalhamos muito, para aprender o que precisa ser feito. E para além de saber como fazer, tem que querer fazer. A nossa prefeitura não quer fazer nada pelo belo-horizontino. Eu e o Juvenal vamos ser parte dessa mudança, começando no dia de hoje. Conto com vocês para melhorar Belo Horizonte. Vamos juntos”, disse Luísa Barreto.

Shéridan Oliveira, candidata à Prefeitura de Boa Vista (RR)

Campanha diferente

Nas redes sociais, a candidata à Prefeitura de Boa Vista, deputada federal Shéridan de Oliveira, reiterou que esta será uma campanha diferente.

“Não tem abraço, mas tem olho no olho. Não tem aperto de mão, mas tem muita conversa, muito calor humano. Tem gente que diz que político bom é aquele que fala bem. Para mim, é aquele que escuta. É pela voz das pessoas que vou ouvindo, indo aonde a vulnerabilidade mora, que as pessoas estão precisando mesmo é de proteção”, constatou.

Em posts no Instagram, a tucana destacou que o seu programa de governo foi consolidado de forma a desenvolver a cidade e proteger a população, mantendo o necessário diálogo com os governos do estado e federal.

“Consolidamos o melhor programa para o momento que vivemos e para os próximos quatro anos, mantendo o que está funcionando e implementando tudo que falta na nossa cidade, que é muita coisa. Juntos, com a nossa força, abertos ao diálogo com o Governo do Estado, articulados com o Governo Federal, com fé em Deus, poderemos conseguir os recursos necessários e implementar a nossa proposta. Vamos fazer uma campanha vitoriosa para Boa Vista seguir em frente”, afirmou.

Cinthia Ribeiro, candidata à Prefeitura de Palmas (TO)

Compromisso

Por sua vez, a candidata à Prefeitura de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi às redes sociais para reiterar o seu compromisso com a capital tocantinense.

“Vocês não votaram em mim para prefeita. Assumi a prefeitura há dois anos e meio porque eu era vice de um prefeito que renunciou para disputar uma eleição. Assumi, organizei as finanças da prefeitura sem aumentar impostos, e estou enfrentando a pandemia e fazendo obras que outros prometeram e não fizeram”, pontuou.

“Mas agora é diferente. Agora eu sou a candidata. Agora eu vou assumir os compromissos diretamente com vocês, vou fazer as minhas promessas. E podem ter certeza, se eu me esforcei para cumprir as promessas dos outros, eu vou me esforçar o dobro para cumprir as minhas promessas”, garantiu ela.

A tucana ressaltou ainda como a sua gestão conseguiu aumentar a arrecadação da cidade sem aumentar taxas e impostos. “A nossa proposta é manter o equilíbrio das contas de Palmas para que seja uma cidade cada vez mais barata para se viver e investir”, completou.