Notícias

Palmas se destaca no Ideb com escola em 1ª colocação no ranking municipal

Divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça-feira (15), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontou que Palmas se manteve bem colocada na média nacional. De acordo com os dados, dentre as capitais brasileiras, os resultados obtidos em 2019 conferem a Palmas a terceira colocação nacional para os anos iniciais, e a segunda colação nacional para os anos finais.

No cenário municipal, duas escolas da capital superaram a meta estabelecida para 2022, posicionando-se em 1º lugar: A Escola de Tempo Integral (ETI) Olga Benário, com uma média de 8,1 no 5º ano do Ensino Fundamental, e a Escola Municipal Henrique Talone, com média de 6,9 no 9º ano. A meta estabelecida para 2022 pelo MEC é de 6,0, seguindo a estabelecida para países desenvolvidos conforme a Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, assegurou que a conquista é de todos. “Os resultados de gestão são muito mais que índices de excelência. É a dedicação integral de gente que ama ‘o chão de escola’. É a soma dos esforços de muita gente boa. Gratidão a toda equipe da SEMED, secretária Cleizenir Santos e a competente Professora Dorinha, nosso braço forte da educação. Orgulho imenso de liderar uma equipe que faz da educação pública municipal uma verdadeira paixão nacional”.

Pelotas alcança melhor desempenho desde 2015

Já na região Sul, a cidade de Pelotas (RS) apresentou um salto na média do Ideb: de 3,9 para 4,7 no 9º ano. Desde 2015, Pelotas apresenta crescimento na pontuação utilizada para medir a performance do ensino básico, sendo que a avaliação feita entre outubro e novembro do ano passado teve o maior salto conquistado pela rede municipal de Educação. Já no 5º ano, o município cresceu para uma média de 5,3.

A prefeita Paula Mascarenhas afirmou que a melhora é uma notícia que qualquer prefeito quer ver estampada nos jornais. “Tenho um enorme orgulho do trabalho que vem sendo feito pela equipe da Smed, por nossos professores, equipes diretivas e servidores da educação. Assim se constrói um futuro melhor. Parabéns! Obrigada!”.