Comissão TSE Mulheres apoia livro que retrata histórias de violência de gênero

Foto: Divulgação

A Associação Visibilidade Feminina lança nesta sexta-feira (04/9) a obra Mulheres me Contaram Outro Dia, que apresenta histórias de violência de gênero. A Comissão Gestora de Política de Gênero do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também conhecida como TSE Mulheres, apoia o lançamento do livro.

A obra foi escrita pela enfermeira Adriana Moro em seus dias de isolamento por conta da pandemia de Covid-19. Segundo a autora, durante o período em que precisou se afastar das atividades profissionais, nasceu a vontade de fazer algo pelas pessoas que estavam sofrendo pelos efeitos do vírus, principalmente pelas mulheres, que, também em isolamento, passaram a sofrer ainda mais violência doméstica.

Segundo a autora, uma forma de ajudar as mulheres nessa situação é adquirir o livro para si ou para presentear alguém. “Com essa iniciativa, faremos uma grande corrente de sororidade nesses dias tão difíceis, falando sobre situações de violência contra a mulher, mas também repensando o feminino que há em nós, não importando o gênero”, diz Adriana Moro.

De acordo com Polianna Santos, fundadora da Visibilidade Feminina e assessora do TSE, todo o lucro da venda da obra será repassado às instituições que trabalham com questões ligadas à violência contra a mulher.

Detalhes da obra

O livro Mulheres me Contaram Outro Dia tem o intuito de promover a união entre as mulheres por meio da dor que vivenciam ou vivenciaram. A obra foi escrita, editorada, ilustrada, promovida e realizada, em todas as suas etapas, por mulheres.

Segundo a associação Visibilidade Feminina, a publicação foi precedida de diversas conversas e pesquisas com profissionais de saúde mental, pois houve a preocupação com os efeitos que a leitura da obra poderia trazer, uma vez que apresenta cenas de violência explícita.

Acesse este link para adquirir o seu exemplar.

Saiba mais sobre o livro.

TSE Mulheres

A Comissão Gestora de Política de Gênero do TSE, além de incentivar a participação das mulheres na política, tem como objetivo estimular a atuação feminina dentro da própria Justiça Eleitoral. Tanto a Comissão quanto o TSE abraçam iniciativas de proteção, valorização e apoio às mulheres vítimas de violência de gênero.

Campanha Conte Comigo

A campanha “Conte Comigo. Juntas somos mais Fortes” foi lançada nesta segunda-feira (31) pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, com o objetivo de auxiliar mulheres da Justiça Eleitoral que possam estar sendo vítimas de violência de gênero neste momento de pandemia.

Para o presidente, relações conjugais devem ser feitas de amor, de companheirismo, de respeito e não têm lugar para a agressão física nem moral. “Homem que bate em mulher não é macho, homem que bate em mulher é covarde. Você que é mulher, não aceite esta situação. Procure ajuda e ajude a mudar essa história”, disse Barroso, no lançamento da campanha.

A primeira ação da campanha foi a palestra virtual “Violência de Gênero em Tempos de Pandemia”, conduzida pela delegada Sandra Melo, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do Distrito Federal e autora de vários projetos voltados ao atendimento policial qualificado e humanizado, como o “Brasília Mulher Segura”.

O evento contou com a participação de Júlia Barcelos, assessora da Presidência do TSE, e da colaboradora do Tribunal e analista comportamental especializada na área familiar, Vera Sales. A mediação do encontro foi feita pela assessora do TSE Polianna Santos, fundadora do projeto Visibilidade Feminina.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)