Em Masterclass gratuita da Plataforma Digital, Lula Guimarães dá dicas de marketing político e digital

Mais uma vez a Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020 inova, trazendo grandes profissionais do mercado para dar aulas gratuitas e exclusivas. Agora foi a vez da Masterclass – aula de capacitação política – com o jornalista e consultor de marketing político, Luiz Flávio Guimarães, conhecido no meio profissional como Lula Guimarães.

Intitulada “Estratégia Política e Marketing Eleitoral – Faça uma campanha de sucesso”, a aula interativa aconteceu ao vivo nesta quinta-feira (20/08) às 19h, pelo canal da Plataforma Digital no Youtube. Por 1h, Lula Guimarães contou sua trajetória profissional, deu dicas sobre marketing político e digital, apresentou os desafios das Eleições 2020 e respondeu várias perguntas relacionadas às estratégias de campanha, focando nas eleições municipais deste ano.

Muitas pré-candidatas de todas as regiões do Brasil participaram ao vivo do evento e tiraram dúvidas. Campos dos Goytacazes/RJ, Rio Claro/SP, João Pessoa/PB, São João do Oeste/SC, Serra/ES, Paracatu/MG, Porto Alegre/RS, Aparecida de Goiânia/GO, Pelotas/RS, Belém/PA, dentre tantas outras cidades do interior e capitais, se fizeram presente.

Novidades das eleições 2020

Lula destacou que, com o novo cenário mundial que a pandemia da covid-19 trouxe, tudo o que está relacionado à comunicação fica impactado. O marqueteiro lembrou uma das grandes alterações na legislação para as eleições deste ano: pela primeira vez na história política do país, candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. Também destacou a reserva mínima de 30% de orçamento e de espaço para candidaturas femininas e a proibição de candidaturas avulsas.

Retrospectiva das eleições 2018

Em sua retrospectiva sobre as eleições de 2018, Lula destacou a Operação Lava-Jato, a prisão de Lula, a ascendência de Moro, o movimento antipolítico que levou Jair Bolsonaro à presidência, as redes sociais pela primeira vez sendo usadas na campanha e a amplificação de Fake News. “Olhando para o passado, podemos auferir o que pode acontecer no futuro”, disse.

Tendência dos eleitores

O marqueteiro apresentou as diferenças das tendências dos votos. Segundo ele há duas tendências: as espontâneas e as estimuladas. “Como as pessoas pensam? Como elas votam? O que faz as pessoas decidirem por um candidato ao invés de outro?”, questiona. Lula explica cientificamente que já modelos diversos, entre eles o sociológico, que envolve questões de representatividade cultural, étnica religiosa ou ideológica; o psicossocial, baseado na opinião de amigos e familiares; e a escolha racional, baseado nas propostas de governo.

Segundo ele, há dois tipos de fatores que afetam as eleições: os incontroláveis, como a pandemia e o auxílio emergencial. E os mais importantes, que podemos controlar, os controláveis. Esses se referem a estratégias, tais como construir uma boa narrativa, ouvir a sociedade, realizar pesquisas, encontrar o discurso correto, combater adversários, entre outras ações.

A mulher nas eleições municipais

No que se refere às eleições municipais, Lula observa que tendem a ser menos contaminadas por viés ideológico ou emocional. Para ele, o conhecimento dos problemas do município e a avaliação das entregas da atual gestão são fundamentais. “A mulher é tradicionalmente quem primeiro utiliza os serviços públicos do país. Ela leva o filho para creche, para o posto de saúde. É indispensável que as nossas candidatas, tanto para vereadora como para prefeita, estejam muito ligadas com o eleitorado feminino, já que esse eleitorado é muito sensível às questões do município”, afirmou Lula, reiterando que se a candidatas conhecerem essas demandas que eles têm, pode apresentar propostas adequadas.

Força partidária

Certeza da força partidária é uma estratégia fundamental para Lula. “O PSDB-Mulher, e o PSDB como um partido, faz um papel importantíssimo, oferecendo e unindo suas candidatas em torno de uma Plataforma, com treinamento, vídeos e materiais. A força partidária faz diferença nas eleições municipais. É muito importante fazer parte de um partido forte e bem estruturado com é o PSDB”, enfatizou o marqueteiro. Lula deu dicas de estratégia focadas para as candidatas à prefeitura e à vereança.

Redes sociais

Lula comentou sobre o que as pré-candidatas devem fazer nas redes sociais, especialmente, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube WhatsApp, Telegram. Trouxe uma pesquisa do DataSenado, a qual afirma que 45% da população é influenciada pelas redes sociais. “Pensar que quase metade das pessoas já decidiram um voto com base nas redes sociais, é pensar que a outra metade decidiu com outros fatores, tais como televisão, propaganda. Porém esses 45% decidiram em grupos, da família, do trabalho, que realmente circulam pela sociedade”. A pesquisa ainda apresenta que 83% das pessoas acreditam que a opinião é influenciada pelo conteúdo das redes sociais. “Por isso que as Fakes News fazem tão mal à sociedade. Por isso é importante checar”.

“Redes sociais influenciam muito a opinião e o WhatsApp é a principal fonte de informações”, destaca marqueteiro apresentando dados do DataSenado. WhatsApp sai na frente disparado 79% do uso frequente como fonte de informação, seguido da televisão com 50%, Youtube com 49%, Facebook com 44%, e site de notícias com 38%.

O fundamental para uma campanha

“Uma campanha tem que ter cinco fatores: tem que ser muito bem organizada, tem que ter método, disciplina, tem que ter lealdade dos apoiadores e multiplicadores, um espírito muito colaborativo e não menos questionador. (…). O PSDB-Mulher tem que ter um trabalho de equipe, por que ninguém faz uma campanha sozinho”, afirmou Lula.

O marqueteiro ainda destacou que o principal tema desse ano é a saúde e o cuidado com as pessoas, especialmente as mais vulnerários, como idosos e pessoas com morbidades, e também sobre o trabalho e o emprego. Lula respondeu perguntas sobre bandeiras eleitorais, campanha com poucos recursos, como fazer uma boa coordenação de uma equipe, quais ferramentas chegam mais perto do eleitor, o impulsionamento no Facebook, sobre as lives, entre outros questionamentos realizados ao vivo pelas pré-candidatas tucanas.

SOBRE O PALESTRANTE

Lula Guimarães é jornalista e consultor de marketing político e eleitoral. Possui 30 anos de experiência em eleições, participando de mais de 20 eleições majoritárias para governos estaduais, prefeituras e Senado, 13 delas vitoriosas. Em 2014, coordenou a propaganda da campanha presidencial de Eduardo Campos e Marina Silva. Atuou na estratégia de campanha de João Doria para a Prefeitura de São Paulo (2016). Em 2018, foi o marqueteiro contratado pelo PSDB paulista para cuidar da imagem de Geraldo Alckmin na internet durante as Eleições Presidenciais.

Perdeu esse evento ou quer assistir novamente? Não tem problema. Acesse https://youtu.be/oF17YKhq8OA e tenha acesso a MasterClass completa! Entre na www.plataformapsdbmulher2020.com.br, se cadastre, se informe, se capacite!