Anny Espínola, vereadora de Ponta Porã (MS), defende criação da Casa da Mulher Fronteiriça

A pontaporanense Anny Espínola anunciou a sua pré-candidatura ao cargo de vereadora do município, visando obter a reeleição. “O fato de ser mulher, mãe e professora me leva a essas propostas mais diretas com a nossa gente. Quando me lancei como candidata, sempre afirmei que saí da educação para atender a população, então o meu trabalho é abrangente. Onde há demanda eu estou”.

Uma de suas principais bandeiras é o combate à violência doméstica, tendo ações em defesa dos direitos da mulher, da criança, do adolescente e do idoso. Além disso, a vereadora é coordenadora do Parlamento Feminino de Fronteira, composto por representantes de 18 municípios pertencentes ao Mato Grosso do Sul, à Bolívia e ao Paraguai. Caso reeleita, ela deseja implementar a Casa da Mulher Fronteiriça, projeto que visa levar às mulheres de municípios da fronteira um atendimento semelhante ao da Casa da Mulher Brasileira.

Ela relata que sentiu as consequências da pandemia pesarem em sua pré-candidatura, mas que tem encontrado meios de contorná-la. “Eu converso com a mulher do campo, com digital influencers, falamos sobre agronegócio, sobre a fronteira, sobre a parte comercial, então houve uma reinvenção. Temos tentado nos aproximar mostrando nossas bandeiras para o município através das redes sociais, mas sinto muita falta desses encontros grandes, das reuniões, audiências públicas, seminários e palestras que nós levávamos para as pessoas por meio do nosso mandato”.

Anny afirma que o PSDB-Mulher foi fundamental para sua formação política. “Quando fui candidata em 2018, participei de todos os encontros que o PSDB-Mulher proporcionou. Isso me deu um conhecimento e uma visão mais amplos, politicamente falando”. Atualmente, Anny Espíndola é presidente do PSDB de Ponta Porã e vice-presidente da Câmara Municipal da cidade.