Notícias

Prefeitas do Norte, Sudeste e Sul do país incentivam pré-candidatas a não desistirem da política

As motivações para ingresso na política e as experiências na gestão pública também foram assuntos do painel virtual

Seguindo a sequência de painéis do PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher, a Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020 realizou, nesta terça-feira (11/08), às 19h, mais um encontro virtual do “Fala Prefeita: As vivências e os Ensinamentos de Quem Conhece o Cargo”. O segundo painel da série contou com a participação de Ana Lucia Bilard Sicherle, prefeita de São Luiz do Piraitinga (SP), de Sônia Vedovatto, prefeita de Monte Carlo (SC), e de Amanda Martins, prefeita de Acará (PA).

Mediado pela coordenadora do PSDB-Mulher na Região Nordeste, Iraê Lucena, o debate aconteceu ao vivo pelo canal da Plataforma Digital no Youtube. Por 1h, as prefeitas comentaram as suas motivações para ingresso na política, as experiências durante a gestão pública, as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, e a importância da participação feminina na política.

Durante o evento, Iraê convidou a todos para se inscreverem no curso de capacitação política disponível na Plataforma Digital por meio do link www.plataformapsdbmulher2020.com.br. Iraê ainda citou que as duas publicações do PSDB-Mulher que buscam ajudar as pré-candidatas na trajetória eleitoral – a cartilha “Bandeiras Eleitorais 2020 – Mulheres nas Cidades” e o Manual Voto Legal 2020 – também estão disponíveis para download na Plataforma. “Se você tem apoio da família e da população que lhe quer ver prefeita da cidade ou vereadora municipal, não desistam!”, estimula a coordenadora.

Primeira candidata e primeira eleita da cidade

A prefeita de São Luiz do Piraitinga (SP), Ana Lucia Bilard Sicherle, contou um pouco da sua trajetória política. Nascida na cidade, é professora concursada da prefeitura. Em 2001 a 2008, foi secretária municipal. É filiada ao PSDB desde 2003, sendo eleita prefeita pela primeira vez para administrar a estância turística entre 2010 e 2012. “São Luiz do Piraitinga é uma cidade pequena, mas muito cultural. No meu primeiro mandato já tive um enorme desafio: uma grande enchente em 2010. É uma honra ser prefeita da cidade onde a gente nasceu, onde a gente quer viver e onde temos a nossa família”, afirmou, lembrando que teve que reconstruir o município. “Tudo o que eu preparei e estudei, eu tive que mudar”.

Casada e mãe de dois filhos, Ana Lucia diz que é importante a candidata ter o apoio da família. A prefeita entrou na política através da educação. “Sempre sonhei com uma educação universal, e no meu município eu consegui fazer isso. Nós temos uma extensão rural muito grande. Fizemos um projeto para que as escolas urbanas fosse iguais na área rural. Apresentei um projeto ao Executivo da época para que criássemos os núcleos rurais. São Luiz hoje vive do turismo e da pecuária, somos produtores de leite e de hortaliças”, comentou.

Primeira mulher a se candidatar e ser eleita na cidade, Ana Lucia relembrou as dificuldades que teve durante a campanha. “O desafio é enorme porque muita gente pra quem fui pedir voto me dizia que não votava em mulher e que lugar de mulher é na cozinha. Ao mesmo tempo, eu ia em algumas casas, e as mulheres falavam: ‘você tá realizando um sonho meu’”, disse a prefeita, lembrando que a época não foi reeleita. “É importante saber ganhar e saber perder. Voltei com mais força, mais com a minha cara, e fui eleita novamente agora em 2017 a 2020”.

A prefeita destacou que em sua cidade não tem vereadoras, são nove homens. “Precisamos de mais mulheres na política. Somos muito mais sensíveis, sabemos nos colocar no lugar do outro. Eu não desisti. O importante hoje para ser prefeita ou candidata à vereadora é gostar de pessoas, é ter um plano de governo que você possar executar, não ter promessas vazias, é incentivar o funcionário público em todas as áreas, ouvir os conselhos municipais”, explicou Ana Lucia. “O desafios de cidades pequenas é conseguir recursos para grandes projetos.”

A política faz parte da vida de todos

A prefeita de Monte Carlo (SC), Sônia Vedovatto, que está indo para a reeleição enfatizou as dificuldades do momento para conseguir realizar a campanha, em razão da pandemia do coronavírus. “A gente vem se adaptando. Teremos uma eleição totalmente diferente de todas as já vividas. A criatividade deve estar em alta. Creio que as mídias sociais serão as fortes influenciadoras. Que usemos todos os mecanismos a nosso favor”.

Contando um pouco da realidade política do seu município, Sônia, que era professora de educação física de uma escola estadual há 25 anos, falou que é prefeita de uma cidade de 10 mil habitantes, de pessoas tradicionalistas. “A política sempre fez parte da minha vida. Na verdade, eu acho que faz parte da vida de todas as pessoas. Cada cidade tem a sua particularidade, sabemos que uma cidade grande com um número maior de pessoas não tem um contato tão próximo como em uma cidade pequena. Mas o que vale mesmo é você querer, e quando você quer, você consegue”, afirmou.

Sônia foi vereadora em 2008 e candidata a prefeita em 2012. “Não obtive êxito. A partir dessa oportunidade, tirei quatro anos da minha vida para conhecer melhor a realidade da nossa cidade, abrindo mão um pouco da minha vida, porque é mesmo um sacerdócio”. A prefeita enfatizou que ser representante pública exige responsabilidade.

“O dia-a-dia acaba se tornando tão intenso, valioso e gratificante, que faz a experiência vale muito a pena. Sei que tem várias mulheres buscando inspirações para tomarem iniciativa e entrarem na vida política ou tentarem novamente a reeleição: não desistam dos seus sonhos. Não adianta a gente procurar uma cidade legal para morar, precisamos transformar a cidade da gente em um lugar melhor”, disse a prefeita estimulando as pré-candidatas. Sônia sofreu quatro processos de cassação, ficou dez dias afastadas do cargo e voltou por uma ordem judicial. “A comunidade se levantou para me apoiar, pela injustiça que fizeram comigo. Me sinto mais preparada do que nunca para continuar o projeto. Essa experiência me deixou muito mais forte e decidida, com coragem de enfrentar todos os desafios”.

A presidente Nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, participou da live comentando as palavras da prefeita Sônia. “A força da mulher tem na Sônia um exemplo de coragem, delicadeza e competência. Somos livres sim!”.

Família de políticos

Amanda Martins, prefeita de Acará (PA), município de 54 mil habitantes, afirmou que é muito difícil ocupar a cadeira de gestora municipal. “Deus nos capacita. É uma missão muito grande. Tenho certeza que essas mulheres guerreiras, que escolhem a política, que escolhem representar um município, são fortes e valentes. Somos mulheres, mães, filhas, não é fácil administrar tudo isso”, enfatizou a prefeita, relembrando que passou por muitas perseguições políticas.

Amanda, que já foi secretária de assistência social em sua cidade, explica que a sua mãe foi a primeira prefeita mulher ocupando três mandatos, que seu avô também foi prefeito, que seu irmão é vereador de um município vizinho e seu pai também é vereador. “Somos uma família de políticos. Nunca pensei em um dia entrar na política, mas busquei a experiência da minha mãe, a vontade do meu avô em trabalhar pelas pessoas, e hoje estou aqui”, destacou a prefeita que está em seu primeiro mandato e é pré-candidata à reeleição.

Muitas mulheres pré-candidatas de todas as regiões do Brasil assistiram ao vivo o evento e puderam fazer perguntas. Ao vivo, as prefeitas responderam sobre as ferramentas utilizadas para combate à corrupção, sobre como aumentar a base de representação na Câmara Municipal de suas cidades, sobre como harmonizar os diferentes interesses priorizando o que é melhor para a sua cidade, sobre as dificuldades nas Eleições 2020, já que será a primeira que não haverá coligação na proporcional, entre outras questões.

Perdeu a live? Não tem problema. Acesse https://youtu.be/sUL5kj5vTN0 e assista novamente este evento! Cadastre-se no curso de capacitação por meio do link www.plataformapsdbmulher2020.com.br.

Data da Notícia: 11/08/2020