Acompanhe

Deputadas estaduais reiteram a importância da representatividade feminina em Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher

A Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020 promoveu nesta segunda-feira (10/8) o Painel PSDB Brasileiras/ PSDB-Mulher, entitulado “Deputadas Estaduais: a importância da representatividade feminina”, que contou com a participação de três parlamentares do PSDB-Mulher: Alessandra Vieira (PE), Lêda Borges (GO) e Telma Nery (AP). A coordenadora do PSDB-Mulher na região Nordeste, Iraê Lucena, mediou o debate destacando a quantidade de mulheres tucanas em mandato. “Hoje temos 80 prefeitas, 76 vice-prefeitas, 706 vereadoras, 17 deputadas estaduais, 9 deputadas federais e 1 senadora”.

Iraê enfatizou que as experiências das deputadas vão ajudar muito no aprimoramento da campanha municipal de todas as mulheres pré-candidatas em 2020. “Vocês que já saíram vitoriosas das urnas, não deixam de ser um espelho de como mulheres na política para as nossas pré-candidatas”, afirmou. Muitas pré-candidatas de todas as regiões do Brasil assistiram ao vivo o evento e puderam fazer perguntas. Ibiúna/SP, São Gonçalo/RJ, Abaetetuba/PA, Caruaru/PE, Rio Paranaíba/MG, Londrina/PR, dentre tantas outras cidades, se fizeram presente.

Durante a live, Iraê destacou a importância de as pré-candidatas participarem do curso de capacitação política disponível na Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020, no link www.plataformapsdbmulher2020.com.br.

Do interior de Pernambuco à Presidência Estadual do PSDB

De Santa Cruz do Capibaribe, a deputada estadual Alessandra Vieira (PE) entrou na política por causa do marido, atual prefeito da cidade, ex-vereador e ex-deputado estadual. É militante desde os 14 anos de idade. “Comecei a estudar mais a política e ver que realmente a política faz com que possamos estar mais próximos da população, sentir as suas dificuldades e desafios”, falou. Eleita em 2018, com 45 mil votos pelo PSDB, Alessandra assumiu em 2019, a presidência estadual do PSDB. “É uma conquista muito grande, estar a frente dos partidos políticos. Que você continue na sua escalada e seja um exemplo”, parabenizou Iraê Lucena.

A parlamentar reiterou a importância da mulher seguir firme na sua decisão de ocupar um cargo público eletivo. “Sempre reforçamos o valor e a capacidade que a mulher tem e que elas podem realmente participar mais e ocupar o seu espaço. Às vezes dá medo e vem um preconceito, mas não podemos baixar a cabeça. (…) Com a força do PSDB-Mulher, com o que a nossa presidente Yeda Crusius está fazendo, é mostrar que a construção da ponte depende da participação de todas as mulheres tucanas do país.”

Mãe de três filhos, administradora e parlamentar

A deputada estadual Telma Nery (AP) contou um pouco da sua trajetória política. Em 2018, entrou no PSDB, mas já vem de uma longa vida política. Foi secretária de políticas públicas para a mulher no Amapá. Dai veio o convite para vereadora da capital. Depois de quatro anos, foi convidada a vice-prefeita e sua chapa ganhou a eleição. “Meu mandato de vice-prefeita acabaria agora em 2020, mas vi uma oportunidade de permanecer na política, me lançando deputada estadual”, explica.

Mãe de três filhos e administradora de empresas, Telma diz que consegue dividir sua vida familiar com a vida pública. “Eu sou apaixonada pela política e é o que eu gosto de fazer”, afirmou, destacando que normalmente é quem coordena a própria campanha. A deputada informou seus feitos na Assembleia Legislativa, entre eles, a frente parlamentar contra o feminicídio e a violência doméstica e a criação da procuradoria da mulher.

“Eu também comecei como vereadora. Que essas mulheres que tem um sonho de sair como candidata, não desistam! Em 2018, enfrentei muitos problemas pessoas, fiquei doente, cheguei a desistir, depois acreditei, porque na minha coligação havia mulheres muito fortes. Eu quase desisti desse sonho, mas acredite em você”, contou. No Amapá, são oito deputadas de 24 parlamentares. “Somos a maior bancada, proporcionalmente, do país. Então tivemos muitos avanços”.

Neusa Vitoratti questionou ao vivo: “a Procuradoria da Mulher, o que defende?”. Telma respondeu que durante a pandemia, os casos de violência doméstica aumentaram drasticamente. E a Procuradoria foi criada para dar apoio às mulheres e as suas famílias, encaminhando as vítimas para o que for preciso.

Grandes espaços no Partido

Lêda Borges, deputada estadual pelo Goiás, relembrou que sua história no PSDB começou em 2007. “Presidi o partido na minha cidade em Valparaíso de Goiás por dois mandatos consecutivos, secretariei como presidente da mulher, estou secretária estadual do partido. Também já fui presidente do PSDB-Mulher em Goiás e componho o diretório nacional do PSDB. Dentro do partido, já ocupamos grandes espaços. Tenho muito orgulho do meu partido”, conta, lembrando que já foi prefeita, vereadora, secretária da edução e de obras, presidente da Agência Goiana de Desenvolvimento Regional, e está atualmente no segundo mandado de deputada estadual com 45 mil votos.

Independentemente de cargo, Lêda sempre defendeu as bandeiras sociais. “Mulher, igualdade racial, direitos humanos, trabalho e desenvolvimento social”. Segundo ela, a Assembleia Legislativa de Goiás possui 41 cadeiras, porém só duas ocupadas por mulheres.

A parlamentar comentou que depois de 23 anos e sete eleições disputadas, vai passar pela primeira vez por uma eleição virtual. “É uma eleição extremamente diferenciada. Temos uma limitação de uma campanha corpo a corpo, temos cidades que não possuem filiadas de programas de TV, como a minha, não tem campanha televisiva, temos limites em relação à pandemia, não sabemos o tamanho e o alcance das redes sociais”, disse. Para ela, não se pode desprezar a campanha presencial. “Para aquelas candidatas que puderem continuar entregando pessoalmente o seu material, continuem. Aquele que crê que só as redes sociais vão eleger, pode se decepcionar”, disse, reiterando todo o cuidado em razão do coronavírus.

Perdeu a live? Não tem problema. Acesse youtu.be/9nkPOPBhouY e assista novamente este evento! Cadastre-se no curso de capacitação por meio do link www.plataformapsdbmulher2020.com.br.