Notícias

Tieza: “Mulheres na política fazem a diferença, isso é inquestionável”

O PSDB-Mulher, comprometido com o propósito de garantir a presença cada vez maior de mulheres na política, tem realizado painéis com tucanas que têm experiência em cargos eletivos para que contem suas histórias e inspirem novas lideranças. A iniciativa conta com o apoio e empenho de tucanas de todos os cantos do país. Uma dessas mulheres que levanta a bandeira e luta pelo protagonismo feminino é a vereadora e pré-candidata à reeleição, Tieza Lemos Marques, de Araçatuba (SP). Em sua participação no Painel PSDB Brasileiras / PSDB-Mulher “Fala Vereadora: As vivências e os ensinamentos de quem conhece o cargo”, Tieza avalia que o mandato de uma mulher é pautado por dedicação e primor.

“Mulheres na política fazem a diferença, isso é inquestionável. Eu vejo os projetos que são de nossa autoria e comparo com os outros, e sempre vejo um jeito de cuidar nos projetos que apresentamos”.

Tieza, atual presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, avalia que, em uma sociedade com uma variedade imensa de diferenças coexistentes, a população de diferentes movimentos sociais busca por representantes com as quais se identifique.

“As pessoas precisam de alguém que se disponha a isso por elas, fazer parte de movimentos da comunidade em que há uma identidade de apoio a algum segmento. É preciso que as pessoas identifiquem suas demandas em alguém que as represente e lute por elas”, defendeu.

A tucana relatou como decidiu se dedicar à vida política. “Eu comecei muito cedo nesse movimento da comunidade. Com o tempo isso ia crescendo em mim, e foi quando me deu a vontade de ir para a política, por achar que é na política que temos uma capacidade infinita de transformar a vida das pessoas. O mundo privado também faz acontecer essas coisas maravilhosas, mas na política é muito mais amplo, o alcance é muito maior. Por isso tive essa vontade de ser vereadora. Não foi fácil, mas já estou no meu terceiro mandato”, relatou.

Funcionária pública aposentada, Tieza contou como o trabalho na assistência social a aproximou das pessoas.

 “Sou funcionária aposentada pelo Estado como assistente social, e isso sempre favoreceu essa minha aproximação com a comunidade. Ali, vamos vendo e sentindo as dificuldades das pessoas e querendo fazer algo por elas. Acredito que o vereador é muito isso, essa convivência com as pessoas”, pontuou sobre a vereança.

Foi eleita pela primeira vez a vereadora pelo PSDB em 2008. Cumpre o terceiro mandato. Além de ter uma dedicação especial ao movimento de mulheres, a vice-presidente do Secretariado Estadual de Mulheres do PSDB e também vice-presidente do Secretariado Municipal de Mulheres do PSDB de Araçatuba se empenha pela luta por melhoria do atendimento na saúde, segurança e educação. Assuntos relacionados ao meio ambiente e às pessoas com deficiência também fazem parte da sua pauta de defesa.