Acompanhe

Em Painel da Plataforma Digital, vereadoras tucanas de todo o país comentam sobre as vivências de mandato

O último evento da semana realizado pela Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020 foi a painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher: “Fala Vereadora: As vivências e os ensinamentos de quem conhece o cargo”. O evento aconteceu nesta quinta-feira (6/08) e foi comandado pela presidente estadual do PSDB-Mulher em Santa Catarina e ex-prefeita de Camboriú (SC), Luzia Coppi. Participaram do painel a vereadora de Araçatuba (SP) e pré-candidata à reeleição, Tieza Lemos Marques; a vereadora e pré-candidata à prefeita de Vitória (ES), Neuza de Oliveira; a vereadora de Imbituba (SC) e pré-candidata à reeleição, Michela Freitas; e  a vereadora de Maxaranguape (RN) e e pré-candidata à reeleição, Carla Lopes.

O debate aconteceu ao vivo pelo canal da Plataforma Digital no Youtube, e superou a marca de 440 visualizações ao final da live. Por mais de 1h15, as representantes municipais comentaram sobre as experiências de mandato, as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, as suas trajetórias políticas, as expectativas para a campanha deste ano e a importância da participação feminina na política. Muitas pré-candidatas de todas as regiões do Brasil assistiram ao vivo o evento e puderam fazer perguntas. Petrópolis (RJ), Bonito (MS), Blumenau (SC), Teresina (PI), Santa Teresa (ES) dentre tantas outras cidades, se fizeram presente.

Preparação para eleições em tempos de pandemia

A presidente estadual do PSDB-Mulher em Santa Catarina e ex-prefeita de Camboriú/SC, Luzia Coppi, alertou as pré-candidatas da oportunidade e da importância de se cadastrar nos cursos de capacitação política em EAD da Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020. Segundo ela, a Plataforma vai preparar todas as pré-candidatas a realizar o sonho da vitória.

“Naturalmente que nós não gostaríamos de estar falando de estar falando de eleição municipal em um período desse de pandemia. Porém, a eleição vai acontecer, e é dia 15 de outubro. Então estejamos todas preparadas para esse novo desafio, dispostas a pedir o voto. A pandemia nos separou presencialmente, de poder abraçar, mas nos aproximou de uma maneira virtual”, afirmou Luzia, parabenizando o trabalho da presidente Nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius. “Quero fazer um agradecimento a nossa presidente. Muito obrigada por você existir na vida das mulheres do Brasil e por preparar esse material tão importante para nós”.

Vereadora do povo

Aos compartilhar as suas experiências e a sua trajetória política, a vereadora e pré-candidata à prefeita de Vitória/ES, Neuza de Oliveira enfatizou a importância de ser firme em suas decisões, de saber defender as bandeiras eleitorais escolhidas, e especialmente ouvir e estar junto da população de seu município.

Eu gostaria de dizer que vale a pena sim você concorrer a uma eleição e trazer as melhores propostas, que são aquelas que você para para ouvir a sociedade. A sociedade sabe o que quer, o que precisa, e você pode ser uma ponte entre a sociedade, o poder público e governo para essa necessidade acontecer. Quando você coloca seu nome para candidata à vereadora, primeiro você tem que colocar um pouquinho o coração na geladeira e começar a entender que tem que marchar. Ninguém vai te dar o mandato, ou uma cadeira na câmara principal se você não trabalhar e não se mostrar”, ensina Neuzinha, como é conhecida em sua cidade.

Para a vereadora capixaba, disputar uma eleição para vereador é simplesmente estar o tempo todo junto com a população. “O vereador é o canal mais próximo da população, por isso é importante quando o poder executivo ouve o vereador”, disse.

Neuzinha destacou o apoio que vem recebendo do PSDB-Mulher, especialmente em relação aos conteúdos dispostos na Plataforma Digital e ao incentivo em prol da participação feminina na política. “Nós precisamos dizer para a sociedade que o PSDB tem mulheres de garra, tem uma presidente nacional que nos respeita, uma diretoria que respeita as mulheres e que quer de fato dar voz à população. Por isso investe nas candidaturas de vereador, que são os candidatos de base, que vão casa a casa. A campanha mais difícil é a de vereador. Não é um caminho de flores. É um caminho de luta”.

Persistir é o caminho

A vereadora de Maxaranguape/RN e e pré-candidata à reeleição, Carla Lopes afirmou que a sua experiência foi a persistência. “Essa é a palavra que prego sempre”. Foi pré-candidata em 2008 e não se elegeu. Concorreu em 2012 e ficou como primeiro suplente de vereadora. Em 2016 finalmente se elegeu a vereadora mais votada do município.

Carla relembrou suas ações como representante municipal. “Como primeiro mandato vou deixando, apesar das dificuldades, coisas muito marcantes no município. A confiança que todos depositam, até hoje acreditam no nosso trabalho, me deixa muito lisonjeada como vereadora, porque confiança é acima de tudo. Não vejo rejeição alguma ao nosso trabalho, às pessoas que nos abraçam e que acreditam no nosso potencial”.

Determinação e sensibilidade

É desafiador, mas a palavra que utilizo na minha vida é determinação. Precisamos ser determinadas em tudo aquilo que fazemos. Foi assim a minha vida toda e nunca vai deixar de ser”, disse a vereadora de Imbituba/SC e pré-candidata à reeleição, Michela Freitas, ao relembrar a sua trajetória política.

Para Michela, vale a pena lutar para garantir direitos às pessoas. “Nós que somos mães sonhamos com isso para nossos filhos, um mundo melhor, e isso passa por cada uma de nós e por todas as pessoas. Acho que precisamos ter uma caminhada evolutiva nesse processo. É uma responsabilidade gigantesca lidar com a vida das pessoas. A minha vida toda se baseia nisso”, enfatizou a vereadora de Imbituba.

Michela relembra que a experiência na Câmara de Vereadores foi desafiadora. “Eu venho do executivo, me realizo nessa função de realizar as coisas. No início, quando me elegi, tive a grata satisfação de ser a mulher mais votada no nosso município, mas fui a única mulher eleita para esse pleito. É onde a gente começa a refletir, e acredito que cada uma de nós vereadoras eleitas, assim como a presidente do nosso partido aqui no nosso estado e a presidente nacional, tem essa missão de envolver e buscar cada vez mais a participação das mulheres”.

A pré-candidata destacou que o discurso sobre a participação feminina na política tem que ser mais direcionado para as mulheres do que para os homens. “Sempre digo, quando a gente fala sobre isso, não é para os homens, é para as mulheres. É para elas que nos referimos no sentido de que precisamos estar nesse espaço e ocupar espaços de decisão. A câmara de servidores é composta de quase 80% de mulheres, que são capazes, mas no plenário só há uma. Precisamos estar não só na execução, mas também na tomada de decisão. Temos capacidade, juntamente com os homens, de trazer essa sensibilidade. Somos corajosas tanto quanto, temos força tanto quanto, mas temos essa sensibilidade, que pode sim agregar muito valor na construção de políticas públicas”, enfatizou.

Apoio dos homens

A vereadora de Araçatuba/SP e pré-candidata à reeleição, Tieza Lemos Marques, contou um pouco dos estímulos que teve para entrar na vida pública. Tieza relembrou que teve grande apoio do seu marido. “Sempre digo que mulheres na política sem apoio do marido ou do companheiro têm muito mais dificuldade, o que não vemos nos homens. Há homens na política que não se importam com as mulheres, gostando ou não eles vão. Acredito que essa parceria, essa cumplicidade, nos ajuda bastante”, comentou.

Para a vereadora, é importante estar por perto da população e vivenciar as suas necessidades e dificuldades.

Perdeu a live? Não tem problema. Acesse https://youtu.be/cCXeumLPqQM  e assista novamente este evento! Cadastre-se no curso de capacitação por meio do link www.plataformapsdbmulher2020.com.br.