Notícias

Em encontro regional, Neuzinha estimula o empoderamento feminino

A vereadora e pré-candidata à prefeitura de Vitória (ES), Neuza de Oliveira (Neuzinha), contou que começou a participar da política acompanhando o trabalho comunitário dos pais no morro.

A política nunca foi pra mim objetivo de vida. Na época ainda tinha showmício. Meu pai era um grande líder e fazia mobilização. Os políticos o ouviam, mas iam embora, mas a voz do povo não ecoava nas casas de poder. O povo não falava e isso me incomodava”. Neuzinha foi eleita líder comunitária com 15 anos de idade.

Entusiasmada, a vereadora estimulou o empoderamento feminino.  “Para as mulheres que estão vindo para a primeira disputa de mandato, não fiquem com medo. O mais importante agora é nós acreditarmos em nós mesmas. Se não acreditarmos em nós, como iremos transferir essa credibilidade para a população poder votar?”.

Neuzinha deu dicas e instruiu as pré-candidatas que estão interessadas em uma vaga de vereadora. “Você que é do povo, que tá ouvindo a população, você sabe, sentindo na pele, onde dói o calo. Aí você vai apresentar proposições políticas, não para inventar a roda, mas pelo contrário: coisas que dá pra você apresentar, e que aquilo vai ser realizado. Porque o maior prazer político é realizar. Ai sim você continuará na vida política (…) Ninguém empodera ninguém, você é que tem que se colocar nessa posição”, reiterando a importância de se ter uma bandeira eleitoral. Neuzinha se colocou como pré-candidata à prefeitura da capital capixaba sabendo que não vai ser fácil. “Vai ser a batalha do tostão contra o milhão, mas nós temos que encarar. O PSDB não é partido de coxinha não, eu vim do morro, da gurijuba, vim de comunidade e de periferia. Não tenho parente político no estado ou deputado. Eu tenho é muito trabalho”.