Edna Martins: “Partidos políticos ainda precisam avançar muito no apoio à participação feminina”

A presidente estadual do PSDB-Mulher em São Paulo e pré-candidata à prefeitura de Araraquara/SP, Edna Martins, afirmou que entrou na política pela pauta das mulheres. Fazia parte do movimento estudantil pelas mulheres nos anos 80.

Fundamos uma instituição no município – o Centro de Defesa dos Direitos da Mulher – por que aqui não havia nenhuma política pública destinada às mulheres. O principal embate que tivemos foi na política. Toda às vezes que pautávamos a discussão na Câmara Municipal era muito difícil para os homens compreenderem. A minha entrada na política se deu por uma reflexão de que nós precisávamos estar lá, onde as coisas eram decididas”, conta, relembrando que se candidatou a vereadora, eleita em 2000 e seguiu no cargo por três mandatos.

Para Edna, a mulher faz muita diferença nos espaços políticos.

Nas prefeituras, já estamos criando a marca do que é a presença das mulheres na gestão pública: uma gestão em que as pessoas possam confiar, de seriedade e bons resultados (…) Mulheres, crianças, idosos têm necessidades diferentes. E as mulheres têm conseguido compreender isso e trazer políticas públicas eficientes para enfrentar esses problemas que acontecem nas nossas cidades”.

Segundo ela, os partidos políticos ainda precisam avançar muito no apoio à participação feminina. “A nossa representação política é muito tímida. São muitas as dificuldades que a gente acompanha junto às candidatas mulheres, às vezes nesses embates com as lideranças masculinas nos municípios”.