Acompanhe

“Se as mulheres soubessem a falta que fazem na política iriam participar mais”, Kátia Zummach

Empenhada no propósito de promover maior representatividade feminina na política, alinhada a uma das causas do PSDB-Mulher, a vereadora de Nova Petrópolis (RS), Kátia Zummach, defende a paridade de gênero no parlamento.

Gosto muito daquela frase que diz: se as mulheres soubessem a falta que fazem na política, iriam participar mais. Muito mais do que falar sobre representatividade, deveria ser sobre equidade, como ajudar elas a poderem de fato participar da política, como conseguir o protagonismo das Mulheres num ambiente que culturalmente muitos acham masculino e muitas vezes as mulheres não tem a mesma chance de participar por diversos motivos”, argumenta a tucana.

Para Kátia Zummach, a jornada tripla da maioria das mulheres – tarefas domésticas, cuidado dos filhos e vida profissional – é uma grande sobrecarga, e isso a torna mais sensível às questões mais complexas da sociedade.

“Muitas de nós passam por situações que os homens nem imaginam. As mulheres  nos seu cotidiano são  as principais responsáveis pelos cuidados com pais, filhos, estão diretamente ligadas à questões de saúde, educação, administração da casa. Ou alguém acha que cuidar dos filhos e da casa, trabalhar fora não requer planejamento e muito  jogo de cintura? E exatamente essa habilidade é que a torna sensível, empática, e ao mesmo tempo, extremamente forte e esse olhar diferenciado  na política contribui muito  nos debates”, avalia.

A tucana ressalta que aumentar o número de mulheres engajadas na política requer habilidade para lidar com o cotidiano diferenciado delas e destaca que o PSDB-Mulher sabe exatamente como incentivar essa mobilização.

“O PSDB Mulher faz um trabalho maravilhoso onde traz a oportunidade para as Mulheres se capacitarem e para despertar aquelas que ainda estão acanhadas e em dúvida sobre o seu potencial e sobre a importância da sua participação na política”, elogia.

Eleições 2020

Em tempos de pandemia, Kátia, que é pré-candidata à reeleição para o cargo de vereadora da sua cidade, destaca a importância das ferramentas que têm sido oferecidas pelo PSDB-Mulher para ajudar as tucanas a se prepararem para o pleito deste ano, em especial a Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020.

“A plataforma é sem dúvida uma ferramenta extremamente importante nesse momento que estamos enfrentando, onde temos toda a ajuda necessária para nos orientar nessa pré-campanha e depois na campanha de fato. Tenho acompanhado as lives, onde sempre é um momento importante de troca de experiências, para esclarecer as dúvidas, e também onde podemos rever as amigas tucanas mesmo que seja à distância”, afirmou.

Bandeiras defendidas

A tucana gaúcha conta que suas principais bandeiras durante seu mandato foram a mobilidade urbana e a defesa por um trânsito mais seguro para todos, além da luta pelo fim da violência contra a mulher.

“Durante meu mandato aprendi muito e aprendo a cada dia. É uma honra ser a única mulher do nosso Legislativo e estar representando os moradores da nossa cidade. Prezo pelo diálogo, procuro sempre esclarecer o que está acontecendo e qual o papel do Vereador. Encaminho as demandas, mas explico como é o processo para essa demanda ser atendida, quais as possibilidades e as limitações, pois nem sempre temos êxito no que encaminhamos”, relata sobre os desafios de ser vereadora.

A tucana também defende outros temas importantes como a questão da causa animal, das áreas de lazer adequadas para todas as crianças e da saúde.