Acompanhe

Plataforma Digital do PSDB-mulher realizou live regional com tucanas do Nordeste

A Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020 realizou nesta quinta-feira (16/07) o encontro regional “Mulheres Arretadas do Nordeste”. O debate contou com a participação da presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius; da coordenadora da região Nordeste, Iraê Lucena; da pré-candidata a vereadora de Caruaru, Perpétua Dantas; da presidente da Câmara de Vereadores de Canguaretama, Irmã Lila; além da presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Norte, Larissa Rosado; e da prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto.

Yeda Crusius abriu o diálogo falando sobre o impacto da pandemia nas eleições deste ano, e ressaltando o papel das plataformas virtuais. “O mundo não vai voltar a ser o que era antes. No trabalho, nas empresas, nas escolas, nas igrejas, nada vai ser como era antes”.

A presidente do PSDB-Mulher também alertou as tucanas para que reivindiquem o espaço de TV.

“Quando chegar a véspera da eleição o povo vai olhar a televisão e pensar ‘Quem é a candidata? Eu vou escolher agora’. Então não deixem roubar o tempo de televisão de vocês. Contem com o PSDB-Mulher Nacional para dizer ‘Olha, eu quero ter o direito de aparecer, porque nos 20 ou 30 segundos dizendo quem eu sou, tem gente que vai me escolher’. Nós vamos fazer uma campanha linda”, garantiu o apoio às pré-candidatas.

A pré-candidata à vereadora de Caruaru, Perpétua Dantas, destacou a importância das ações do PSDB-Mulher para ampliar a participação das mulheres na política.

“Estando em um espaço desse, de pessoas que passaram por cargos sucessivamente, seja no poder executivo, seja no legislativo,e dentro de um país como o nosso em que, dentro de uma lista de 193 países catalogados pela ONU, nós somos o 154º em participação feminina, é importante demais um partido trazer dentro de sua teia de organização um espaço específico para pensar política para mulheres”, afirmou Perpétua Dantas.

Iraê Lucena ressaltou a importância de continuar buscando a representação feminina na política brasileira. “Nosso lema, como nossa presidente sempre fala, é ‘por mais mulheres na política’. Nós sempre buscamos contribuir para o aumento dessa representação feminina na política. Nós sabemos que somos a maioria do eleitorado e a maioria da população brasileira, mas temos muito ainda que andar, para conquistar mais cadeiras tanto legislativo como também no nosso executivo”.

Deputada estadual por quatro mandatos, Larissa Rosado, que será pré-candidata à prefeita de Mossoró, destacou o trabalho que tem feito pelo município.

“Nós tivemos uma experiência em Mossoró, da construção de um plano de governo, que teve a participação popular. A cidade foi dividida em quatro regiões. Fizemos visitas em escolas, em comunidades rurais, e trouxemos daí um sentimento, a vontade da população mossoroense. Depois fizemos uma reunião com técnicos de cada setor e juntamos aí o sentimento da população à visão técnica e à possibilidade do que existia na cidade de orçamento. Muita gente acha que o que tem que se preparar é apenas para o marketing, para os contatos virtuais ou pessoais, mas essa base é muito importante para o desenrolar da campanha”.

“Nós buscamos o nosso direito de estudar, de inclusão”, explicou Irmã Lila. “A gente quer um direito de educação que oportunize os nossos adolescentes, os nossos formandos, para o emprego. Queremos uma saúde que saia da UTI, porque nossa saúde vive em UTI a cada dia. É lamentável tudo o que vivemos. Mas a cada dia eu percebo que escolhi o caminho e a família certa para lutar pela minha cidade”.

Maria de Zé Roberto falou sobre sua trajetória, sua entrada na política e a experiência com a gestão de Alagoinha “Nós políticos devemos sempre nos colocarmos no lugar do outro, sentir a dor do outro. Assim você pode fazer muito mais, ajudar esse povo”.

Se você perdeu, assista a íntegra da live no canal Plataforma Digital PSDB-Mulher 2020 no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=tQ37C2x_rmM