Prefeita Thelma de Oliveira decreta lockdown na Chapada dos Guimarães

A prefeita Thelma de Oliveira determinou o fechamento, a partir desse domingo (12), do comércio não essencial e irá impor quarentena coletiva obrigatória para seus moradores de Chapada dos Guimarães (67 quilômetros de Cuiabá). A gestora seguiu o decreto estadual recomendatório, após a cidade entrar no risco de classificação muito alta de contaminação do novo coronavírus. Sendo assim, apenas o comércio considerado essencial será liberado para funcionar na cidade.

O município já está com seus pontos turísticos fechados para visitação. A prefeitura ainda está analisando a necessidade de determinar barreiras sanitárias.

Chapada dos Guimarães tem 86 casos de coronavírus em monitoramento, cinco mortes e 43 pessoas curadas da doença. A cidade está junta a outras 31 que entraram na classificação de risco muito alta de contaminação.

Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Projeto “Pílulas de Consciência”

Para ajudar a conscientizar a população chapadense sobre a importância dos cuidados que a serem tomados neste período de pandemia, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, usou como estratégia contratar a classe artística para dialogar com a população de forma mais criativa e lúdica.

No primeiro episódio do Projeto “Pílulas de Consciência”, que foi criado e idealizado pelo coletivo “Movimento Arte Chapada”, os atores Alda Nascimento e Wilson Rebello – com o episódio “Se Oriente Rapaz” – ensinam como lavar bem as mãos.

Este projeto é de realização da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Produção da Cia Allegrís.

Com informações da Secom da Prefeitura da Chapada dos Guimarães