Notícias

Prefeita de Palmas proíbe o funcionamento noturno de empresas por 14 dias

Foto: Reprodução

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro decretou na última sexta-feira (10) a proibição do funcionamento de empresas dos segmentos comerciais não essenciais durante o período noturno na capital. A medida foi publicada no Diário Oficial da Cidade e vale a partir da próxima segunda-feira (13) até o dia 27 de julho.

A restrição será entre 20h e 5h diariamente. O decreto estabelece exceções para “atividades de serviços médicos e hospitalares, farmácias e laboratórios, serviços funerários, serviços de táxi e aplicativos, transporte de cargas (principalmente gêneros alimentícios), serviços de telecomunicação, serviços de delivery e postos de combustíveis, sem o funcionamento das lojas de conveniência”.

O texto determina que quem desobedecer poderá ser penalizado inclusive com a cassação do alvará e que a fiscalização será feita por um conjunto de vários órgãos municipais. Os infratores serão levados pela Guarda Metropolitana para a delegacia.

A prefeita destacou que a cidade tem a segunda menor taxa de letalidade da doença entre as capitais. “É necessário alcançar ainda mais segurança e garantir tranquilidade”, escreveu ao justificar a medida.

Nas redes sociais, a prefeita Cinthia Ribeiro reclamou que a fiscalização na cidade tem enfrentado resistência da população.

“Triste realidade, mas a fiscalização em Palmas tem encontrado muita resistência e desrespeito. Se não fosse a presença da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas e Polícia Militar de Tocantins agindo em conjunto nas operações, a agressividade de alguns teriam gerado piores consequências. Lamentável e estarrecedor!”, disse.

De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, Palmas tem 2.651 casos confirmados da doença e 24 mortes. A capital está em segundo lugar no ranking de cidades mais afetadas pela pandemia no Tocantins, atrás de Araguaína. Entre os infectados, 1.557 pessoas estão recuperadas e 1.050 permanecem em isolamento. Atualmente 20 pessoas estão hospitalizadas.

Com informações da Secom da Prefeitura de Palmas (TO)