Notícias

Projeto de Alessandra Vieira vira lei e Secretaria de Saúde de PE deve disponibilizar cartilha sobre Alzheimer

Orientar cuidadores e familiares é o objetivo da Lei Ordinária Nº 16.956/2020 promulgada no último sábado (4/07). Baseada em projeto de lei da deputada estadual Alessandra Vieira (PE), a medida determina que a Secretaria Estadual de Saúde disponibilize gratuitamente em seu endereço eletrônico materiais educativos, como folhetos, guias ou cartilhas, sobre os cuidados que a pessoa com Alzheimer necessita.

“A intenção do material educativo é ajudar o máximo de famílias a identificar os traços que sinalizam a doença ou sintomas da evolução da doença. Além disso, auxiliar ainda no tratamento e manejo diário das diferentes dependências que, gradualmente, instalam-se na progressão desse quadro clínico. O objetivo é oferecer sugestões práticas para que as famílias e cuidadores saibam exatamente o que fazer no dia a dia”, enfatiza a parlamentar.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva que se manifesta normalmente em pessoas idosas. Os sintomas iniciais são a deterioração cognitiva e da memória de curto prazo. Ao longo do tempo vão sendo acometidas por uma variedade de sintomas e de alterações comportamentais e psiquiátricas.