Notícias

Prefeita de Pelotas (RS) anuncia fechamento de comércio a partir desta terça e decreta calamidade pública

A prefeita de Pelotas (RS) Paula Mascarenhas anunciou, em transmissão de vídeo ao vivo nas redes sociais, nesta segunda-feira (6), a declaração de calamidade pública na cidade, visando às medidas de prevenção e de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, determinadas no Decreto nº 6.288. Nele, fica vedado o funcionamento de atividades e serviços não essenciais, como o comércio.

No decreto municipal, fica ainda suspensa atividades como: academias – incluindo as de pilates e de espaços em condomínios residenciais -, higiene pessoal, galerias comerciais, Mercado Central, Pop Center, shopping, centros e quadras esportivas, bem como, ginásios em geral e clubes sociais. Além destas, cultos religiosos e missas, pets shops, atividade turfística e comércio ambulantes.

Paula ressaltou que o aumento no número de casos confirmados, de internações, de óbitos, bem como a falta de medicamentos, tipo anestésicos e analgésicos, levaram ao agravamento da situação de Covid-19. Ela pediu a compreensão da população e, principalmente, dos empresários e comerciantes. “Adotamos boa parte que o Estado determina e adotamos outras ainda mais rigorosas, sei que os setores atingidos vão se sentir prejudicados, mas peço que aceitem meu raciocínio pois isso pode nos fazer voltar mais cedo às atividades”, solicitou a prefeita.

“Estamos em um novo momento, precisando de outra ação, estou fazendo uma nova aposta, podem não concordar comigo, mas busquem pelo menos entender minhas razões, quero me comprometer com esses segmentos que vamos fazer um monitoramento diário para acompanhar a situação. A população precisa entender que precisa se doar mais, fazer o isolamento, sair de casa apenas quando realmente for necessário, peço a ajuda de todos”, afirmou a chefe do Executivo.

Já visitas em casas geriátricas e lares para idosos devem criar um cronograma de acesso de forma a restringir o fluxo de visitação. Será permitido apenas uma pessoa por idoso, uma vez por semana, sendo assegurado um distanciamento de dois metros entre visitante e o idoso, intensificação das ações de limpeza por parte do local, uso obrigatório de máscara pelos funcionários, além do fornecimento do equipamento de proteção para idosos e visitantes e também, de álcool 70% em gel.

“Peço que tentem entender as minhas razões, Pelotas precisa de nós, o futuro precisa de nós. Que as nossas divergências pontuais não nos afastem do objetivo, que é construir uma cidade melhor. Não é um descompromisso com as atividades econômicas, sei das consequências, sei como pode ser penoso, mas sei que pode ser pior se não fizermos nada agora, somente quando a situação piorar e ficar mais grave, estamos prevenindo vidas”, falou Paula durante a live.

Futebol profissional

A prefeita afirmou que, na última sexta-feira (3), quando houve a reunião com os clubes de futebol profissional ainda não havia saído a definição da bandeira. “De lá para cá muita coisa piorou, com essa decisão de fechar as academias, implica também na suspensão de treinos individuais”, defendeu Paula.

Restaurantes

Este segmento poderá trabalhar com sistema tele entrega (delivery), pegue e leve (takeaway) e drive thru, não sendo permitida a aglomeração de pessoas, sob pena de aplicação de multa prevista na Lei Municipal nº 6.819 (Lei da Multa). Segundo o Distanciamento Controlado, poderão atuar 50% dos trabalhadores.

“Não estamos culpando o comércio pelo aumento de casos, a maioria dos empresários tem seguido ate mais que o necessário, ocorre que Pelotas é uma cidade de comércio e serviço, precisamos estancar o movimento causado por isso, antes de termos um colapso na saúde, não quero ter que agir sob pressão, sem alternativa, sem saída, arriscando a vida de pessoas e causando sofrimento de famílias. Temos tempo para buscar novas estratégias, poder sair disso mais cedo, vou trabalhar com todo meu afinco para reverter essa situação”, finalizou.

Cirurgias eletivas canceladas

Devido à falta de medicamentos, necessários em operações de intubação, por exemplo, o Decreto 6.288 suspende procedimentos eletivos, exceto as cirurgias oncológicas. Paula disse que aguarda um posicionamento do Governo do Estado e do Ministério da Saúde em relação ao problema. “Não vamos ficar de braços cruzados, estamos trabalhando, criando alternativas e medidas que vão nos ajudar a termos uma possibilidade”, comentou.

As demais medidas restritivas, impeditivas, os protocolos de higiene, saúde e distanciamento controlado previstos no Decreto n.º 6.267, de 23 de abril de 2020, que não foram alterados expressamente neste Decreto, permanecem válidos e eficazes.

Perfil dos infectados pelo coronavírus na cidade

Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde divulgou, no fim desta semana, a primeira pesquisa sobre o perfil profissional das pessoas contaminadas pelo coronavírus em Pelotas. Segundo a análise, os profissionais da área da saúde são os mais afetados pelo vírus (25,8%), seguidos por pessoas que atuam no atendimento do comércio em geral (16,7%), e pelos aposentados (10,1%).

A análise, feita com o apoio do Observatório de Segurança Pública, considerou os casos registrados até o dia 2 de julho (quinta-feira), quando a cidade tinha 283 infectados pela doença, 190 recuperados e registrava quatro óbitos. Até terça-feira, 30 de junho, 6.855 pessoas haviam sido testadas para Covid-19 no Município, independente do resultado ter sido positivo ou negativo para infecção pelo vírus.

Para a prefeita Paula Mascarenhas, o levantamento esclarece pontos importantes do comportamento da população e poderá embasar as próximas medidas do Município para conter a contaminação.

“Já era esperado que os profissionais da saúde estivessem no grupo com maiores chances de contaminação, em função da natureza do trabalho, mas é inesperado que aposentados estejam na rua, desconsiderando as medidas de isolamento que deveriam ser seguidas com maior rigor pelas pessoas dos grupos de risco”, destacou Paula.

A chefe da Epidemiologia da SMS, Carmem Viegas, esclarece que algumas categorias de trabalho foram agrupadas por afinidade, como é o caso de quem atua com atendimento ao público. “Profissionais que atendem no comércio, seja de alimentos, seja vestuário, seja de outro ramo foram reunidos para fins de contagem”, explica Carmem.

Entre os perfis que também estão contemplados no documento, estão os estudantes, que representam 5,2% dos casos, os administradores de empresas, que são 4,5%, seguidos das pessoas denominadas “do lar”, com 4,2% dos registros até o momento. Profissionais do transporte, da educação, da indústria e da segurança pública também aparecem entre os infectados pelo coronavírus, apesar de em menor número se comparado aos cinco ramos com mais casos verificados.

Do Portal da Prefeitura de Pelotas