Acompanhe

Tucanas destacam que Plataforma digital fortalece campanhas em tempos de pandemia

O PSDB-Mulher lançou nesta quarta-feira (1/07) as Bandeiras Eleitorais 2020 Mulheres nas Cidades e Nova Plataforma Digital Eleições 2020. As tucanas que participaram da live de lançamento deram uma verdadeira aula de gestão por um país melhor e mais justo, além de levar entusiasmo e incentivo às candidaturas femininas. A presidente nacional do segmento, Yeda Crusius, destacou que a oferta de uma ferramenta digital às pré-candidatas irá fortalecer a luta para aumentar a representatividade feminina na política e a busca por uma sociedade mais justa.

“A gente tem que dar instrumentos a quem ainda não tem. Para funcionar, nós precisamos da rede do PSDB-Mulher. Temos também que conquistar os homens para essa nossa meta principal que é transformar a sociedade em uma sociedade mais livre, menos injusta, menos violenta”, disse.

Yeda também defendeu a paridade de gênero (50/50) nos Parlamentos e alertou a todas as mulheres que batalhem dentro dos seus partidos para uma divisão justa do tempo de televisão: “Enquanto o mundo tiver só 10% das mulheres na política, ele não tem jeito. Só tem conserto se os diferentes entre si conviverem num grau maior de igualdade em todos os sentidos: igualdade de salário, de oportunidade. E essa é a defesa e a bandeira principal que o PSDB-Mulher tem”.

A presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, comemorou a iniciativa do segmento por meio de um projeto idealizado por Yeda Crusius.

“A Yeda teve uma premonição. Ninguém falava em pandemia naquela época e ela já falava em ensino à distância. Temos de parabenizar a Yeda por essa visão que ela teve e isso possibilitou uma rápida adaptação e a saída rápida do nosso partido a frente”, observou.

Calendário Eleitoral

A inauguração da Plataforma Digital no dia em que o Plano Real completa 26 anos levou a assessora jurídica do PSDB-Mulher, Luciana Loureiro, chamar a atenção para outra herança deixada pelos oito anos do governo FHC: a privatização das telecomunicações. Luciana destacou que sem essa ação, tão criticada à época, não seria possível essa ampla comunicação e conectividade entre as pessoas neste momento.

Diante das incertezas provocadas pela pandemia, Luciana Loureiro falou também sobre a expectativa de mudança no calendário eleitoral, mas ressaltou que os prazos previstos na resolução do Tribunal Superior Eleitoral, publicada em dezembro do ano passado, estão vigentes e destacou um dos prazos que vence no próximo dia 4 de julho.

“Trata-se de uma data importante, a de desincompatibilização para quem é comissionada ou servidora efetiva de órgãos públicos [da Administração Pública Direta, Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, inclusive das fundações mantidas pelo poder público]. Essas pessoas precisam se desincompatibilizar até sexta-feira, dia 3. O prazo é 4 de julho, mas é um sábado”, alertou a assessora jurídica, acrescentando que já está proibida a participação de pré-candidatas na inauguração ou lançamento de obras públicas.

Educação

A coordenadora regional do PSDB-Mulher no Nordeste, Iraê Lucena, destacou que o PSDB-Mulher está se reinventando e mais uma vez saiu à frente ao criar um ambiente virtual capaz de dar suporte e informações para cerca de 10 mil pré-candidatas do PSDB que disputarão às eleições municipais deste ano.

“O Brasil vive uma pandemia e a política um pandemônio. Nós do PSDB-Mulher trouxemos, com Yeda a frente, esta ferramenta e as bandeiras para as nossas candidatas. Que partido hoje tem essa tecnologia disponível para suas candidatas?”, indagou.

Ao ressaltar a importância das bandeiras eleitorais do PSDB-Mulher, Iraê Lucena destacou a “Educação e Primeira Infância” como agenda prioritária para as pré-candidatas a vereadora, vice-prefeita e prefeita. A coordenadora frisou que o assunto já ganhou espaço nos parlamentos, inclusive na Câmara dos Deputados e Senado Federal, onde tem uma Frente Parlamentar que trata da questão e precisa ter apoio e ser trabalhado nas cidades.

“A educação hoje é tudo. Não podemos deixar de lembrar as nossas pré-candidatas que devem estar a par dos progressos e da importância da primeira infância na construção da pessoa. Essa bandeira deve ter um foco especial na primeira infância, porque eu acredito que investir na qualidade e na oferta de educação na primeira infância é uma forma de prevenir a violência e de garantir ações que possam contribuir para a construção do ser humano, de sua saúde mental e para formação de indivíduos aptos a convivência e a cultura da paz”, frisou.

“Política é para quem gosta de gente!”

A fala da presidente do PSDB-Mulher de Santa Catarina, Luzia Coppi, serviu como combustível para incentivar as mulheres a se candidatarem e lutarem por mais espaço na política.  Com entusiasmo, Luzia falou sobre a importância da atuação das mulheres na política. A tucana, que já foi prefeita Camboriú, disse que a nova plataforma é uma grande oportunidade que as mulheres têm de continuar fazendo política e se reinventando em tempos de pandemia.

“Temos que falar de política de coração. Política deve ser feita com a alma. Política é para quem gosta de gente. A pandemia nos tirou da rotina. Mas, as pessoas não mudaram. O jeito de fazer política não mudou. Você não precisa abraçar, você tem que falar. Os olhos falam por nós. Nós estamos próximas. Estamos passando para vocês a mulheres tucanas a oportunidade, uma ferramenta, um documento para iniciar uma campanha. A pandemia é séria, mas a política é mais séria. É o ato de transformar”, disse.