Tucanas esperam que novo ministro da Educação tenha compromisso com o setor

A bancada do PSDB na Câmara emitiu nota nesta quinta-feira (25), após o anúncio de que Carlos Decotelli, ex-presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), é o novo ministro da Educação. Assinada pelo líder Carlos Sampaio (SP), a nota diz que espera que “o professor Decotelli dê à referida pasta o perfil técnico que foi abandonado por seu antecessor e resgate o diálogo com o Parlamento e com as entidades do setor”.  Ele será o sucessor de Abraham Weintraub, demitido na semana passada após uma série de desgastes com o STF (Supremo Tribunal Federal).

“A bancada do PSDB torce para que o novo ministro, prof. Dr. Carlos Alberto Decotelli, valendo-se da sua experiência acadêmica e de gestor, consiga fazer avançar a Educação em todos os seus níveis. Espera, também, ao contrário do que vimos na gestão do ex-ministro Abraham Weintraub, que o professor Decotelli dê à referida pasta o perfil técnico que foi abandonado por seu antecessor e resgate o diálogo com o Parlamento e com as entidades do setor. O Brasil já perdeu tempo demais nessa área tão essencial para o futuro da Nação”, diz a nota.

A deputada federal Tereza Nelma (AL) disse em uma rede social que torce para que o novo ministro “some forças ao Congresso por uma educação de qualidade”.

“Torço para que o novo ministro da Educação esteja mais aberto ao diálogo, mais preocupado com a educação e em mais investimentos para o setor, ao contrário do seu antecessor. E que some forças ao Congresso por uma educação de qualidade”, afirmou a alagoana.

A deputada federal Shéridan Oliveira (RR) espera um trabalho voltado, principalmente para a educação básica e sem polêmicas.

“Um novo ministro da educação escolhido. Reconheço seu histórico e torço para que seja capaz de apresentar ao país políticas públicas de desenvolvimento da nossa educação, principalmente da educação básica, com menos polêmicas e mais trabalho. É o que nossa juventude espera”.