Acompanhe

Caruaru anuncia 10 novos leitos de UTI para combate à Covid-19

Dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) vão começar a funcionar a partir da primeira quinzena de julho no Hospital Manuel Afonso, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para atender pacientes infectados pela Covid-19.

O anúncio foi feito pela prefeita da cidade, Raquel Lyra na segunda-feira (22).

“Já fizemos a primeira expansão no hospital saindo de 54 leitos para 68. Agora, teremos essa nova expansão”, afirmou a prefeita de Caruaru.

Até essa terça-feira (23), o município contabilizou 5.286 testes realizados, 1.695 infectados confirmados, 328 casos em investigação, e 3.263 descartados.

“Chegamos, infelizmente, na última semana a 100 óbitos em razão da Covid-19. Isso serve para nós como alerta. Precisamos nos cuidar mais e melhor. Quem puder ficar em casa, fique em casa e mantenha o distanciamento social”, alertou Raquel Lyra.

Segundo o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, atualmente, cerca de 50% dos leitos da cidade estão ocupados. “O município recebeu R$ 4,5 milhões para o combate exclusivo do Covid-19. Até o final de maio, praticamente todo esse recurso já tinha sido utilizado na aquisição de equipamentos e na contratação e pagamento de pessoal”.

O secretário contou também que nas últimas semanas houve um aumento nos casos de idosos infectados em Caruaru. “Em um só dia tivemos a confirmação de quatro óbitos em pessoas acima de 95 anos. Semana passada também tivemos o óbito da pessoa mais idosa que nós registramos até o momento que foi de um idoso de 102 anos”.

A prefeitura da cidade está acompanhando os casos de síndromes gripais através de um sistema montado em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) e financiado pela embaixada do Reino Unido. “O sistema permite o registro de síndromes gripais para que a gente entenda o comportamento da doença aqui na nossa região. E a gente percebe que está começando a ter uma estabilização nesses quadros”, afirmou Francisco Santos, informando que uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também está sendo feita com o objetivo de ampliar o número de testes moleculares.

São João de Caruaru

De acordo com Raquel Lyra, o feriado de São João na cidade está mantido, mas as pessoas devem ficar em casa. “Infelizmente, este ano nós não vamos poder fazer festa na rua. Mas se puder, faça na sua casa. Vista sua camisa xadrez, coloque bandeirinhas. Vamos manter a chama do São João acesa nos nossos corações. Quem puder, faça doações no nosso São João solidário através do site sãojoaocaruarusolidario.com.br, ou no ponto de coleta na sede da Prefeitura de Caruaru”, afirmou a prefeita que disse também que o protocolo de funcionamento dos polos de confecções de Caruaru e da Feira da Sulanca já estão prontos e que os comércios só serão reabertos após liberação do Governo do Estado.

Com informações da Folha de Pernambuco