Notícias

Wanda Engel fala sobre Aprendizagem Colaborativa

A concepção, implantação e avaliação de uma política pública se faz com base em um conhecimento construído sobre o tema.

Como não vivemos em uma ilha, mas, ao contrário, em um mundo globalizado, em que as fronteiras de um dado problema se dissolvem, é fundamental que este conhecimento seja enriquecido com as experiências de outros países, especialmente aqueles cuja realidade seja similar à nossa.

Assim, é importante destacar que a gestão da política de superação da pobreza, desenvolvida entre 1999 e 2003, muito se beneficiou com o intercâmbio de informações e ideias, propiciado por eventos nacionais e internacionais.

No âmbito internacional, foi um período muito rico de encontros entre gestores públicos, especialmente da América Latina e Caribe.

Encontros de ministros

Promovidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pelo Banco Mundial ou pelo Mercosul, sucediam-se encontros em que se discutiam questões ligadas à pobreza e à desigualdade, bem como às políticas que estavam sendo implantadas em diferentes países.

Nestes encontros, havia discussões especialmente sobre programas de Transferência Condicionada de Renda (TCR), em processo de implantação no Brasil (Rede de Proteção Social), México (Oportunidades), Chile (Chile Solidário) e Colômbia (Famílias em Ação). Estas discussões incluíam análises sobre as diferentes modalidades de cadastros únicos que estavam sendo concebidos e implantados.

Dentre estes encontros destacam-se a Reunião de Ministros de Desenvolvimento Social do Mercosul, Bolívia e Chile, o Foro de Ministros de Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe, bem como as reuniões da Rede de Proteção Social, promovidas pelo BID, e da Rede Ibero-americana de Superação da Pobreza.

Conferências da ONU

Criada em 24 de outubro de 1945, após a Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas foi a responsável, em 1948, pela edição da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O compromisso com estes direitos, aos quais foram acrescidos os direitos políticos e sociais, foi alvo, na década de 90, de uma série de Conferências Mundiais.

Assim, sucederam-se as conferências sobre Direito da Criança, em Nova York, no ano de 1990; Meio Ambiente, em 1992, no Rio de Janeiro; Direitos Humanos, no ano de 1993, em Viena e População e Desenvolvimento, no ano de 1994, na cidade do Cairo.

Em 1995 ocorreram duas conferências: Desenvolvimento Social, em Copenhague e sobre a Mulher, em Pequim. Como secretária de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro tive a honra de ser convidada para Copenhague, na condição de observadora.

LEIA A ÍNTEGRA: http://wandaengel.com/timeline-post/episodio-14-aprendizagem-colaborativa/