Notícias

Prefeita de Pelotas avalia andamento de obras e ações para 2020

Fotos: Gustavo Vara

A prefeita de Pelotas (RS) Paula Mascarenhas se reuniu nesta terça-feira (2) com os titulares das pastas que integram a Secretaria de Ações da Cidade (SAC) para tratar sobre o andamento do trabalho planejado para 2020. A SAC é composta pelas estruturas que executam obras e melhorias nas vias e espaços públicos do município, nas zonas urbana e rural.

“Estamos na metade do ano, então é preciso dar continuidade ao que está em andamento e priorizar aqueles projetos que podem ser finalizados até dezembro”, orientou a prefeita Paula Mascarenhas.

O secretário Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, explicou que o contrato para pintura e sinalização de ruas foi assinado e que a execução do serviço deve se iniciar em breve. Também ressaltou o trabalho de mapeamento dos semáforos que serão reformados e outros novos que devem ser instalados em diversos pontos da cidade.

Roberto Ramalho, secretário de Planejamento e Gestão, detalhou a evolução das obras em diferentes vias do município e a execução da projeto #ObraNoBairro. Ruas do Areal, como a avenida Manoel Antônio Peres, Jornalista Nei Roberto Bertoni Paiva, João Haical e 21 do Jardim Europa, das Três Vendas, as ruas 7 e 10 do Pestano, e 3 do Getúlio Vargas, Ulisses Batinga, General Vitorino, Dr. Álvaro Batista e Epitácio Pessoa, no Fragata, entre outras, fazem parte do #ObraNoBairro e devem ter qualificação concluída no segundo semestre do ano.

Asfalto, acessibilidade e sinalização melhoram trechos da Anchieta

O secretário de Qualidade Ambiental, Felipe Perez, expôs a readequação da Secretaria durante a pandemia. Os atendimentos são agendados, para evitar aglomerações. A manutenção de praças no Obelisco, a construção do deck no trapiche do Laranjal e o trabalho de retirada de ervas-de-passarinho nas praças da cidade foram discutidas durante a videoconferência.

Ubirajara Leal, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, falou sobre os processos de regularização de loteamentos do município. Muitas regularizações foram aprovadas pela Secretaria, mas ainda dependem da documentação expedida pelos cartórios. Para evitar aglomerações, os eventos de entrega das regularizações, que ocorreram para outras comunidades, deverão ser substituídos por outra modalidade que favoreça o distanciamento social.

Da Secretaria de Obras e Pavimentação, o secretário Eduardo Tejada falou sobre as diversas ruas do município revitalizadas, com operação tapa-buracos em algumas, e reasfaltamento completo em outras. Revitalização de vias do bairro Arco-íris, Areal e Fragata, recuperação da ciclovia da rua Professor Araújo, acesso das ambulâncias e estacionamento do Centro Covid , entre outras obras, foram destacadas por Tejada.

Programa #ObraNoBairro leva novas melhorias ao Areal

O secretário Antônio Ozório Campos, da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), falou sobre a importância que o projeto Mão de Obra Prisional, do Pacto Pelotas Pela Paz, exerce dentro dos serviços executados pela pasta. Cerca de 35 apenados que participam do MOP atuam na SSUI, reforçando o trabalho que é executado pela Sersul, na parte de varrição de rua, raspação de meio-fio e atendimento nos Ecopontos. Sobre o Dia do Bota Fora, ação da SSUI que recolhe materiais que não são levados pela coleta de lixo semanal, o secretário contou que pretende realizar uma nova edição em breve, com readequações por conta do período de pandemia. Também informou que o Departamento de Iluminação Pública consertou cerca de 4 mil postes desde o início do ano.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, abordou a manutenção das estradas da zona rural, a organização do serviço de correios nos distritos e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que fiscaliza os abatedouros do município.

Fonte: Ascom da prefeitura de Pelotas (RS)