Acompanhe

Dirigentes do PSDB-Mulher participam de mobilização de candidatas de SC

Sob o comando da deputada federal Geovânia Sá (SC), o diretório estadual do PSDB de Santa Catarina promoveu nesta terça-feira (2) um encontro virtual entre as principais candidatas tucanas do estado com as mais experientes dirigentes do PSDB-Mulher Nacional. O objetivo era mobilizar e inspirar as novas lideranças do partido a não desistirem de seus objetivos frente as eventuais dificuldades.

Participaram dessa reunião as presidentes nacional e de honra do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius e Solange Jurema, respectivamente. Além da presidente estadual do segmento em SC, Luzia Coppi, e as coordenadoras regionais do Secretariado Nacional: Cecília Otto (Norte), Tiana Azevedo (Sudestes) e Anna Carolina (Sul).

Primeira mulher a governar o Rio Grande do Sul, ministra do Planejamento do governo Itamar Franco e deputada federal por 4 mandatos, além de fundadora e atual presidente do PSDB-Mulher, Yeda anunciou que o segmento está pronto para dar suporte as 10 mil candidatas tucanas que deverão participar das eleições municipais deste ano.

“Estamos preparando uma plataforma digital para garantir esse apoio as nossas 10 mil candidatas”, disse Yeda.

A deputada Geovânia alertou o grupo para a provável mudança da data das eleições. “Temos de estar preparadas para isso”, avisou.

O trabalho da deputada para ampliar a participação das mulheres na política estadual pode ser resumida no que está acontecendo no município de Mafra. Lá, a pré-candidata à prefeita, Adriana Dornelles, que veio do Novo, lidera as pesquisas na cidade. E sua expectativa é de que a chapa proporcional mantenha a cota de 30%, só que invertida. Ou seja, teremos seis candidatos homens e os outros 70% das vagas serão preenchidas por mulheres.

Outra líder nas pesquisas, só que em Camboriú, Luiza Coppi dividiu com o grupo suas experiências eleitorais: “Perdi 3 eleições, para ganhar na quarta. Ganhei no momento certo. Por isso, nunca desista”.

“Nossa luta é de resistência mesmo. Está em nossas mãos mudar essa realidade e sermos vistas como líderes”, emendou Cecília Otto, coordenadora da região Norte do PSDB-Mulher. E Tiana Azevedo acrescentou: “Tenho me espalhado nas colegas em meu trabalho de formiguinha no Rio de Janeiro”.

Atual presidente do PSDB de Itajaí, Anna Carolina, que perdeu a última eleição para a prefeitura do município por uma diferença mínima de votos, admitiu que as derrotas também ajudam no amadurecimento político.

Solange Jurema, primeira ministra da Secretaria Nacional da Mulher do governo de Fernando Henrique Cardoso, fez questão de destacar a importância da participação feminina na construção de políticas públicas e da capacitação de novas lideranças. “O PSDB não teve laranjas na eleição passada, porque tínhamos lideranças formadas”, destacou.