Acompanhe

Pré-candidatas tucanas têm primeira aula on line e aprendem técnicas para uma comunicação política eficaz

Foi dada a largada para a capacitação de 100 pré-candidatas, inicialmente, a prefeita, vice-prefeita e vereadora das cinco regiões do país. A meta é ampliar a representação feminina nos cargos eletivos. O curso “A Tecnologia como Ferramenta da Democracia”, oferecido pelo PSDB-Mulher em parceria com a Fundação Korand Adenauer, teve a primeira aula ministrada nesta terça-feira (12), cujo o tema foi Comunicação Política: Estratégias de Oratória em Plataformas Virtuais. A fonoaudióloga, professora de oratória e coach psicologia positiva Laila Wajntraub ensinou técnicas para um alcance de sucesso maior na comunicação com o eleitorado. Linguagem corporal, como usar a voz e ter domínio do assunto que será abordado, seja num discurso oficial ou numa live, foram pontos de atenção destacados pela professora.

A vereadora de Caxias do Sul (RS) Paula Ioris, pré-candidata à vice-prefeita da cidade,  destacou que é fundamental a realização destes cursos preparatórios para quem pretende concorrer às eleições.

“É de fundamental importância [o curso] porque dá a oportunidade de fazermos uma autoavaliação e nos, principalmente nesse aspecto que é a comunicação, tão relevante em todos os campos, mas em especial na política. Temos clareza de aumentar a participação das mulheres na política e a melhor forma que o PSDB-Mulher tem para contribuir e viabilizar isso é as preparando para as disputas. Fazer com que se sintam capazes”, frisou.

A vereadora, que também é presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul, afirmou ainda que o segmento sai na frente ao dar prosseguimento aos projetos de  capacitação de pré-candidatas, embora a manutenção da data das eleições esteja indefinida.

“O PSDB-Mulher está de parabéns porque mesmo com o isolamento, em decorrência da pandemia [novo Coronavírus], estamos utilizando das ferramentas disponíveis levar treinamento às pré-candidatas, que além do conteúdo voltado para campanha, aprendem mais sobre as ferramentas tecnológicas que nos aproximam hoje”, ressaltou.

Ana Paula Cardoso, pré-candidata tucana a vereadora em Vila Velha (ES), elogiou a iniciativa do PSDB-Mulher. Entusiasmada com a capacitação, Ana Paula destaca a importância de todas as postulantes se prepararem para as eleições, principalmente, no cenário atual, onde mudanças foram impostas pela pandemia do novo Coronavírus.

“A iniciativa do PSDB-Mulher é muito louvável e, principalmente, em tempos de pandemia vem contribuir muito com a nossa caminhada e perspectiva política. Esse é o tempo da mulher. Acredito muito que vai fazer uma diferença imensurável na nossa vida e iremos colher frutos positivos. Agradecemos muito pela oportunidade. E até o final dele estaremos lapidadas como merecemos. Mulheres empoderadas, que merecem ocupar seus lugares na política”, disse ao contar que já começou a colocar em prática as dicas de comunicação.

Como parte deste empenho e frente ao atual cenário de confinamento social em função da disseminação da COVID-19 no Brasil, o curso de capacitação se adequou a um novo formato e concentrará esforços na capacitação de lideranças femininas. Serão 6 módulos de aulas virtuais ao vivo com interação direta com o palestrante, via vídeo, em modelo 100% on line.

O próximo encontro virtual será nesta quinta-feira (14) com o cientista político, doutor pela USP e pesquisador da FGV-SP, Humberto Dantas, que irá abordar o tem “Cenário Político Nacional em tempos de COVID-19”.