Acompanhe

Yeda Crusius promove reunião online do Secretariado Nacional do PSDB-Mulher

O PSDB-Mulher Nacional recorreu à tecnologia para contornar as limitações impostas pelas medidas de isolamento necessárias em tempos de pandemia. Por Skype, uma das múltiplas plataformas disponíveis para reuniões virtuais, a presidente Yeda Crusius convocou uma reunião nesta quarta-feira (29) da Coordenação Executiva e Coordenadoras Regionais do Secretariado Nacional do PSDB Mulher. Na pauta os preparativos para as eleições municipais mantidas até agora para outubro próximo. Foram confirmados os lançamentos, também online, do manual “Voto LegalEleições 2020” e da Medalha Ceci Cunha no próximo dia 4.

Em quase duas horas de reunião, Yeda Crusius pediu que cada uma das 19 tucanas que participaram da reunião online fizesse um relato sobre situação sanitária em seu estado. E debateram ações de combate ao Coronavírus voltadas para a proteção e assistência dos mais necessitados. Ficou claro para todas de que os impactos da atual crise serão significativos sobre a sociedade e ainda não foram totalmente dimensionados.

Yeda Crusius destacou a importância da mobilização das mulheres em um momento tão delicado pelo qual o mundo passa dividindo experiências e espalhando solidariedade. E frisou como o PSDB é resiliente e capaz de promover ações de combate à crise, como sempre fez ao longo de sua história.

“Nós planejamos o Real e uma semana após o seu lançamento tinham notas de dinheiro nas mãos dos brasileiros. Isso em 1994, quando nem existia internet. Quando deu o apagão, no governo FHC, pensávamos em como iríamos fazer as pessoas entenderem que precisavam poupar energia. Aí entrou a visão política daquele governo e do Congresso à época. Todos recebiam em casa a conta de luz com um recado pedindo para que a pessoa colaborasse poupando 10% da energia que consumia para que não faltasse luz para ninguém. A pessoa se sentiu tão valorizada, que no final do mês tivemos uma economia de 30% de energia. Isso é política! Isso é o que o PSDB sabe fazer. Já fez com o Real, com o Apagão, com o Bolsa Escola”, lembrou.

Ela acrescentou ainda que, graças ao governo tucano, o país tem hoje organizado o Cadastro Único, que está ajudando a viabilizar o pagamento dos R$ 600 para os brasileiros mais afetados pela atual crise.

“Com ações assim, você dá valor a pessoa, não interessa a cor, idade, sexo, renda. Esse é o PSDB. O que não vamos saber fazer desta vez? O PSDB fez o Cadastro único, que gerou o Bolsa Escola que depois passou a ser Bolsa Família, e esse cadastro está sendo usado em 2020 para dar R$600 para os brasileiros complementarem sua renda em meio a pandemia”, acrescentou.

Yeda contou que aos poucos as tucanas estão se adaptando a esta nova forma de se comunicar e que pretende em breve disponibilizar cursos preparatórios online para as candidatas tucanas.

“As pessoas estão se adaptando às novas tecnologias. Estamos nos ajustando e passado esse momento de ajuste fino, colocaremos em prática os nossos cursos online”, adiantou.

Após o lançamento do manual “Voto Legal – Eleições 2020”, livro de consulta rápido com destaques ao que as mulheres precisam saber a respeito da nova Legislação Eleitoral preparado pela coordenadora jurídica Luciana Loureiro e pela advogada Andrea Costa, o PSDB-Mulher Nacional planeja lançar suas “Bandeiras Eleitorais”, que servirão de bússola para as candidatas tucanas.