Acompanhe

Em tempos de coronavírus, tucanas do RS se reinventam e usam tecnologia para se prepararem para as eleições 2020

Em meio a pandemia, as rotinas e planos de milhões de pessoas no mundo tiveram de ser alteradas para desacelerar o contágio do coronavírus. E muitas incertezas surgiram. No Brasil, por exemplo, uma das maiores dúvidas é de como serão as eleições municipais deste ano. Com o isolamento social, as campanhas terão de mudar de roupagem e até mesmo o preparo dos pré-candidatos tem sido diferente. Após o cancelamento de um encontro voltado para capacitação de pré-candidatas aos cargos de vereadora, prefeita e vice-prefeita, que estava agendado para acontecer no último 28 de março em Porto Alegre, a presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul e vereadora de Caxias do Sul (RS), Paula Ioris, lançou mão de todas as tecnologias disponíveis para planejar campanhas e capacitar as postulantes.

Entre as estratégias adotadas está reuniões e encontros por videoconferência, cursos de capacitação online e lives. A vereadora reuniu em um grupo no whatsapp, chamado “Tucanas RS pré-candidatas”,  cerca de 81 pessoas, entre pré-candidatas e militantes interessadas em contribuir de alguma forma para as campanhas. Paula Ioris conta que por meio do canal as integrantes trocam informações a respeito do calendário eleitoral, links para cursos, indicação de leituras obrigatórias e organizam lives.

“Estamos usando da criatividade para passar por este momento. E resolvemos nos antecipar e continuar esse preparo porque sabemos que é muito difícil que mudem a data das eleições. E temos que aproveitar esse tempo para treinamento. Estamos tendo de nos reinventar. E nós do PSDB do Rio Grande do Sul fazendo nossa parte”, disse a pré-candidata a vice-prefeita de Caxias do Sul.

Paula Ioris ressalta que o grupo tem como regra básica a publicação de conteúdos voltados apenas para as eleições.

“Temos como regra rígida que este grupo é só para conteúdos relacionados as eleições 2020, porque sabemos que já existem diversos grupos para bate-papos e vários conteúdos são replicados por diversas vezes, subutilizando a ferramenta. E para não perdermos o foco, criamos o “Tucanas RS pré-candidatas” para treinar todas as tucanas pré-candidatas a cargos públicos”, explicou.

Na última semana, o treinamento ficou por conta do pós-doutor em direito público Adriano Tacca que abordou os aspectos legais da eleição de um vereador (a), além de explanar sobre a Constituição e o papel dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

“Foi um sucesso. Interagimos com tucanas de todo o estado. Além disso, a cada dois dias, por exemplo, estudamos uma cartilha sobre legislação para eleições municipais, criada pelo PSDB em 2016. O material é escaneado e promovemos os debates no grupo”, contou a vereadora sobre a dinâmica adotada dentro da ferramenta.

Embora já exista algumas propostas para o adiamento das eleições e alguns pedidos de prorrogação de prazos de alguns trâmites no calendário eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral adiantou que a discussão é precoce.