Acompanhe

Paula Ioris é confirmada como pré-candidata a vice-prefeita de Caxias do Sul (RS)

Vereadora Paula Ioris, presidente do pSDB-Mulher do Rio Grande do Sul / Foto: Greice Tedesco

A presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul, Paula Ioris, foi confirmada como pré-candidata à vice-prefeita de Caxias do Sul, a segunda cidade gaúcha mais populosa, superada apenas pela capital Porto Alegre. A vereadora irá concorrer às eleições municipais deste ano ao lado do vereador Adiló Didomeninco, recém-chegado ao PSDB, que trocou o PTB pelo ninho tucano no período da janela partidária. Assim, os dois formarão chapa pura e seguirão as orientações da resolução do PSDB Nacional que determina que todos os municípios com mais de 100 mil eleitores tenham candidato próprio a prefeito. Confiante, Paula Ioris destacou a importância desta decisão.

“Uma chapa majoritária é uma oportunidade de trabalharmos com políticas estruturantes na área da educação, assistência social, família e protagonizar mudanças que de fato melhorem a vida das pessoas”, salientou ao contar sobre a parceria e relação de confiança que tem com o pré-candidato a prefeito.

“O que me levou a aceitar esse desafio de concorrer à vice-prefeita foi esta parceria com o vereador Adiló, que está baseada numa relação de confiança. Nós como colegas na Câmara sempre tivemos uma afinidade boa de ideias e acho que isso fará render bons frutos”, frisou.

Paula Ioris destaca que suas principais bandeiras sempre foram a segurança pública e a autonomia da mulher. Diante dessa vontade de atender às demandas das mulheres, em 2017 fundou o movimento Política de Saias na cidade dando início aos trabalhos com uma meta bem definida: dobrar a presença feminina na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na próxima legislatura. Para a tucana, a paridade de gênero no parlamento é fundamental para alcançar políticas públicas mais justas e um marco para o desenvolvimento do país.

“Hoje percebemos um desequilíbrio na participação de homens e mulheres na vida pública. A nossa Assembleia, por exemplo, tem apenas quatro mulheres entre 23 vereadores. Estamos muito atrás de diversos países e temos estudos que comprovam que em nações onde há uma participação feminina maior, existem mais políticas públicas e políticas estruturantes de sucesso”, disse ao lembrar que em 127 anos de Câmara apenas 12 mulheres foram vereadoras.

A tucana contou que quando aceitou o desafio de presidir o PSDB-Mulher do RS teve como principal combustível a sua firme convicção de que é preciso sim batalhar por mais mulheres na política, seja no Legislativo ou no Executivo.

“Por isso, batalho para despertar o interesse das mulheres de participar da política qualificando-as. Não é fácil, pois muitas não querem se envolver por ter preconceito com a política e por não perceber a falta que faz o olhar feminino na política. Nós  temos uma visão sistémica e uma maior capacidade de agregar”, ressaltou ao contar que se inspira no trabalho realizado pelo PSDB-Mulher Nacional, presidido pela ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius.

Paula Ioris está em seu 1º mandato e com 5.823 votos, foi a segunda vereadora mais bem votada na cidade.  Seus primeiros passos na política foram em 2014, quando concorreu a deputada federal, voltando a disputar o mesmo cargo em 2018.

PSDB de Caxias do Sul ganha reforço

Além do vereador Adiló, a vereadora Tatiane Frizzo também trocou de partido e se filiou ao PSDB de Caxias. O partido saltou de um para três vereadores na Câmara de Caxias.

“Fortalecemos a bancada do PSDB aqui em Caxias, e, sobretudo a representatividade feminina. Agora são duas vereadoras pelo PSDB”, comemorou Paula Ioris.