Projeto pretende proibir acesso a função pública ou mandato pra condenados por violência doméstica

Foto: Assessoria/Geovania de Sá (SC)

Para enfrentar essa “epidemia” de violência contra as mulheres,  a deputada federal Geovânia de Sá (SC) apresentou projeto para proibir que condenados por violência doméstica sejam nomeados para função pública ou mandato.

Em entrevista ao programa Palavra Aberta, da TV Câmara, Geovania destacou que a violência doméstica ainda é uma cruel realidade no Brasil. “São com pequenas alterações na Lei Maria da Penha que vamos conseguir avançar e minimizar esses indicadores. As estatísticas são cada vez mais alarmantes. A nível mundial, o Brasil é o 5º país com maior número de violência contra as mulheres”.

Segundo o Instituto Maria da Penha, a cada dois segundos uma mulher é agredida de forma física ou verbal no Brasil. Dados de 2006 a 2010, da Organização Mundial de Saúde, apontam o país entre as dez nações com maior número de feminicídios. Para a deputada catarinense, alguém que agride uma mulher não pode representá-la, tampouco, todas as demais mulheres deste país.

“E estes números ficam ainda mais alarmantes quando levamos em consideração que, em mais de 90% dos casos, os réus são os homens que mantinham relações afetivas com as vítimas e, pior, cometeram essa atrocidade na própria residência delas”, lamentou Geovania.

Assista aqui a entrevista completa.