Acompanhe

Mara Rocha pede o fechamento das fronteiras do Acre com Peru e Bolívia

Foto: Alexssandro Loyola

Preocupada com os primeiros casos de infecção no Acre, a deputada federal Mara Rocha (AC) solicitou o fechamento das fronteiras com o Peru e a Bolívia, que já apresentam casos do Covid – 19. “Essas fronteiras permitem um intercâmbio diário de pessoas, o que poderá se refletir no aumento exponencial de casos diagnosticados no Acre, e, o mais grave, em cidades isoladas e com absoluta falta de médicos”, alertou a parlamentar.

Mara Rocha também pediu o envio de hospitais de campanha do exército para garantir o atendimento da população não só para a identificação do coronavírus, mas também para auxiliar no atendimento aos acometidos por doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue, de forma a evitar a superlotação dos hospitais do Estado.

Além disso, a deputada solicitou que os novos médicos do Programa “Médicos pelo Brasil” sejam enviados, de forma prioritária, para o Acre, para garantir a presença de profissionais de saúde em todas as cidades do Estado.

“Esse é um momento que exige a participação de todos nós. Estou acompanhando a escalada do vírus em Brasília e no Brasil, e me preocupa os reflexos disso no Acre. Nosso sistema de saúde sofre com os 20 anos de descaso petista e precisamos de medidas concretas urgentes. Se novos casos aparecerem, precisamos estar preparados para evitar pânico na população. O governo do Estado tem se portado com responsabilidade, mas precisamos do apoio do Governo Federal, por isso encaminhei esses pedidos que entendo importantes”, explicou a parlamentar.

A tucana destacou a importância do Decreto de Calamidade Pública. “Existem várias propostas, enviadas nos últimos dias, tratando sobre recursos para a saúde. Mas o momento exige urgência, que um Projeto de Lei não oferece. O Acre precisa de resposta imediata que só o presidente da República pode garantir, e entendo ser minha responsabilidade, como parlamentar, listar nossas necessidades, contando com a sensibilidade de Jair Bolsonaro”, finalizou.

O fechamento de todas as fronteiras do país já é uma recomendação da comissão externa da Câmara que discute ações preventivas contra o avanço do coronavírus.

*Com informações do PSDB na Câmara