“A força de ser mulher”, por Kamyla Castro

A conquista por espaços de igualdade vem se tornando uma realidade para nós mulheres. Nossas formas de participação evoluíram desde o simples ato de votar, com a inserção cada vez mais crescente no mercado de trabalho, como também em áreas da sociedade que nos conferem direitos, valores econômicos, sociais e políticos.

Nós mulheres não temos apenas um dia para comemorarmos e sim o ano inteiro, pois nossa força e sensibilidade perpassam pela arte de pensar, realizar e fazer acontecer de verdade!

Representamos quase 52% do eleitorado brasileiro e somos capazes de disputar e conquistar postos decisivos, no entanto, não basta apenas multiplicarmos nossa participação nesses espaços, precisamos acima de tudo ter competência, credibilidade e estar preparadas para enfrentar, combater e concretizar os anseios do nosso povo!

Apesar das muitas conquistas obtidas por nós mulheres, algumas ainda enfrentam a discriminação daqueles que, atrasados, acham que nosso lugar é só no fogão, cuidando só da casa e dos filhos. Mal sabem eles, que lugar de mulher é onde nós quisermos!

Nossa intuição, competência e habilidade foram e são cada vez mais capazes de ultrapassar limites, quebrar barreiras. Para tanto, não precisamos ser feministas radicais, pois já somos femininas pela essência. Nascemos com a graciosidade e a feminilidade que nos tornam as mulheres que somos e devemos nos orgulhar disso.

O incentivo para a participação feminina na política tem alavancado muitos interesses e mesmo com todas as modificações realizadas na legislação eleitoral e com o amplo combate a corrupção, ainda existem obstáculos que impedem a efetivação de eleições mais justas. Candidaturas laranjas de mulheres que nem sequer sabem o que significa a sigla do seu partido, alugam seus nomes sem ética e respeito ao nome que carregam e necessários ao cumprimento de uma militância e trajetória. Infelizmente esse modo de fazer “política”, associada ao abuso de poder, acaba por macular a imagem das verdadeiras guerreiras que, com honestidade, comprometimento e competência, honram os cargos que lhe são confiados na sociedade e consolidam os valores familiares que formam cidadãos.

Mulheres com sonhos, compromisso, fidelidade, anseios e histórias são as que constroem o nosso partido. É por essas mulheres, que constroem o futuro, que o PSDB-Mulher no Ceará trabalha e reforça a luta por um Ceará e Brasil melhores.

(*) Kamyla Castro é atual tesoureira do PSDB Ceará e 1ª mulher Presidente Nacional da Juventude Tucana (2005/2007)