Notícias

Cinthia Ribeiro assume a presidência do PSDB de Tocantins

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, assumiu a presidência do diretório regional do PSDB no lugar do ex-senador Ataídes Oliveira. A mudança ocorreu após decisão da Executiva Nacional do partido decidir, por unanimidade, promover uma intervenção no PSDB de Tocantins.

“A unanimidade da Executiva Nacional em aprovar a intervenção e o meu nome como presidente do PSDB Estadual demonstrou claramente o reconhecimento do meu trabalho em prol de uma sociedade democrática e ética”, afirmou Cinthia Ribeiro.

Também foram definidos os demais nomes da nova comissão do PSDB de Tocantins. O deputado estadual Olyntho Neto será o novo secretário-geral e Edmilson Vieira o tesoureiro. Também foram designados para compor o grupo a deputada estadual Luana Ribeiro, os prefeitos Laurez Moreira (Gurupi) e Valdemir Barros ( Pium), e João Pedro Claret.

Caberá à nova comissão estadual regularizar a situação do diretório do PSDB metropolitano de Palmas, com a constituição de uma nova Comissão Provisória na capital, de acordo com normas estatutárias – o que será feito na próxima semana.

“Estamos muito felizes. O presidente Bruno Araújo tem um sério compromisso com o partido e tem conduzido de maneira única as questões do PSDB. Agora é tempo de resgatar a história do partido no nosso Estado. O PSDB tem um histórico respeitado no Tocantins e em Palmas. O nosso ex-governador Siqueira Campos exerceu com maestria essa história aqui”, comemorou a prefeita.

Cinthia Ribeiro assegurou que trabalhará firme pela valorização dos líderes do estado.

“O PSDB vai viver uma nova etapa, um período em que colocaremos a mão na massa para o crescimento do partido em nosso Tocantins. A reconstrução do cenário do partido, respeitando os valores e princípios que sempre nos nortearam”, garantiu.

Entenda o caso

Cinthia Ribeiro relatou que vinha sofrendo perseguições da antiga direção estadual, comandada pelo ex-senador Ataídes Oliveira, que chegou a pedir a expulsão da prefeita, mas não obteve sucesso. A Executiva Nacional recebeu dois pedidos de intervenção.

O parecer da Comissão de Ética foi relatado pela deputada federal Geovania de Sá (SC). Em seu voto, ela afirma que as violações à disciplina, à fidelidade e à ética partidárias, por parte da atual direção estadual, foram amplamente configuradas, assim como as violações “à garantia do exercício da democracia interna, dos direitos dos filiados e das minorias”, infringindo o Estatuto do PSDB.

Além disso, aponta o parecer, “o ambiente partidário em Tocantins há tempo vem se degradando em razão das constantes investidas, por parte do diretório estadual, com o único propósito de concentrar o poder em torno de sua presidência, em detrimento da manutenção da integridade partidária”.