Acompanhe

Executiva Nacional aprova intervenção no diretório do PSDB de TO

A Executiva Nacional do PSDB decidiu na tarde desta quarta-feira (04), por unanimidade, pela intervenção no diretório estadual de Tocantins. A decisão garante a candidatura à reeleição da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

Com uma das gestões mais bem avaliadas entre as capitais do país, a prefeita vinha sofrendo perseguição do diretório estadual do PSDB. A direção do PSDB-Mulher já havia cobrado providências da direção nacional para barrar duas tentativas frustadas do então presidente do PSDB de Tocantins, o ex-senador Ataides Oliveira, de expulsar Cinthia Ribeiro do partido.

Em reunião da Executiva Nacional do PSDB, em fevereiro, Cinthia relatou as perseguições  e afirmou que sua campanha dependeria do apoio do PSDB Nacional, do contrário, sua candidatura à reeleição estaria inviabilizada.

A presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius, comemorou a decisão.

“Era preciso uma tomada de decisão. Não é porque a Cinthia é mulher ou porque o estado dela teve oito governadores em 10 anos. É uma situação política muito instável e complicada. Por ser firme, a prefeita se transformou numa líder ali em Palmas, uma líder estadual. E demonstrou que respeita o estatuto, os princípios do partido. Ela tem sido reconhecidamente uma prefeita de primeira linha junto a todos aqueles que precisam dos serviços públicos. Tem cumprido seu papel com seriedade e respeito ao dinheiro público”, disse.

Yeda Crusius ainda reiterou o apoio do segmento a sua pré-campanha e campanha à reeleição.

“O PSDB-Mulher irá dá todo apoio que Cinthia necessitar para a sua campanha. E ela que irá decidir como poderemos ajudá-la, seguindo as nossas regras de distribuição de recursos”, finalizou.

A relatora do caso foi a deputada federal Geovania de Sá (SC), que apresentou um relatório propondo a intervenção Nacional no diretório estadual. Com o apoio unânime de todos os presentes na reunião, a proposta foi aprovada é uma comissão provisória será nomeada.

Nova comissão estadual

A direção nacional também nomeou a comissão que vai atuar no estado.

Os membros são:

Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas – presidente

Olinto Neto, deputado estadual – secretário-geral

Edmilson Vieira – tesoureiro

Luana Ribeiro, deputada estadual

Laurez Moreira, prefeito de Gurupi

Valdemir Barros, prefeito de Pium

João Pedro Claret

Caberá à nova comissão estadual regularizar a situação do diretório do PSDB metropolitano de Palmas, com a constituição de uma nova Comissão Provisória na capital, de acordo com normas estatutárias – o que será feito na próxima semana.

Parecer

O parecer da Comissão de Ética foi relatado pela deputada federal Geovania de Sá (SC). Em seu voto, ela afirma que as violações à disciplina, à fidelidade e à ética partidárias, por parte da antiga direção estadual, foram amplamente configuradas, assim como as violações “à garantia do exercício da democracia interna, dos direitos dos filiados e das minorias”, infringindo o Estatuto do PSDB.

Além disso, aponta o parecer, “o ambiente partidário em Tocantins há tempo vem se degradando em razão das constantes investidas, por parte do diretório estadual, com o único propósito de concentrar o poder em torno de sua presidência, em detrimento da manutenção da integridade partidária”.

A deputada  Geovania de Sá parabenizou a prefeita em suas redes. “Parabéns, Cinthia Ribeiro. Somamos uma grande vitória no dia de hoje.”