Acompanhe

Eleições 2020: Chapa tucana em Timbó (SC) terá maioria de mulheres

O município de Timbó (SC) já tem uma lista com 21 nomes de pré-candidatos que pretendem concorrer a uma vaga de vereador este ano, entre os quais 12 são mulheres. Esse é o resultado do trabalho que vem sendo realizado pela presidente do PSDB de Santa Catarina, deputada federal Geovania de Sá, em conjunto com a presidente estadual do PSDB-Mulher, Luzia Coppi, que intensificaram as ações da legenda para atrair mais filiados e preparar candidatos, especialmente mulheres.

O presidente do diretório municipal de Timbó, Jaime Odair Bittencourt, afirmou que o aumento do número de mulheres engajadas dentro do PSDB é uma boa surpresa e promete bons frutos para a cidade e para a legenda.

“O que chama a atenção é que o número de mulheres que se colocou à disposição como pré-candidatas à vereadora. Temos algo em torno de 60% de mulheres como pré-candidatas. Claro, que esse número pode mudar e até quem sabe aumentar. Fico muito feliz com isso, pelo fato das mulheres estarem motivadas e estão entrando na política. Estamos trabalhando firme e forte para as eleições de 2020. Espero que todo o Brasil esteja fazendo o mesmo. Esse é o momento de mudanças e a população pede a renovação”, destacou o presidente do PSDB de Timbó.

“Esse é o resultado de um trabalho de anos. Nós, mulheres, temos muito a contribuir com o partido, com o país. Somos a maioria dos eleitores e precisamos ser representadas nas urnas. O que tem acontecido em Timbó tem de servir de exemplo e de incentivo para mulheres de outras cidades”, acrescentou Luzia Coppi.

Embora, segundo o IBGE, as mulheres representem 51,9% da população, elas seguem sub-representadas na política. Nas últimas eleições municipais, somente 11,6% dos eleitos para o comando das prefeituras eram mulheres. Para mudar o quadro existem regras que procuram estimular a participação feminina na política. A lei 9.504/1997, alterada em 2009, determina que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. O PSDB-Mulher há anos tem buscado incentivar e preparar mulheres para disputar eleições e aumentar o engajamento feminino na política.

Eleições 2020

Começa agora a corrida das siglas para fazer alianças e definir candidatos. O 1º turno do pleito será realizado em 4 de outubro em 2020. O 2º turno, quando houver, será no último domingo do mesmo mês (25 de outubro de 2020).

No próximo dia 06, o PSDB de Santa Catarina fará um encontro “Formação Política – Eleições 2020 – Estratégias e caminhos para vitória” com os pré-candidatos de cidades da região do Vale do Itajaí. Na semana que vem, haverá uma reunião da Executiva de Timbó e no dia 16 de março um encontro com os pré-candidatos do município.