Acompanhe

Bancada Feminina de SC pede rigor em julgamento de deputado que atacou mulheres

Foto: PSDB-Mulher de SC

Em Santa Catarina, a Bancada Feminina se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa do estado (Alesc), deputado estadual Júlio Garcia (PSD), para comandar com seriedade e rigor o julgamento da denúncia contra o deputado Jessé Lopes (PSL). Na ocasião, as parlamentares mulheres reiteraram o manifesto, de 15 de janeiro, contra palavras proferidas por Jessé Lopes.

Em publicação de 11 de janeiro, em uma rede social, Jessé afirmou que “após as mulheres já terem conquistado todos os direitos necessários, inclusive, tendo até,  muitas vezes, mais direitos que os homens, hoje as pautas feministas visam em seus atos mais extremistas tirar direitos”.

Em seguida, o parlamentar acrescentou que: “Como, por exemplo, essa em questão, o direito da mulher poder ser ‘assediada’ [ser paquerada, procurada, elogiada]”.

As deputadas estaduais Ada de Luca (MDB), Luciane Carminatti (PT), Paulinha (PDT) e Marlene Fengler (PSD) acionaram a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Alesc contra Lopes e suas manifestações relacionadas à campanha “Não é Não” que busca combater o assédio sexual no Carnaval 2020.

Ação

A ação, com 68 páginas, protocolada em 03/02, reúne as declarações de Jessé Lopes, a repercussão do caso em nível nacional e as notas de apoio recebidas de diversos movimentos suprapartidários pela Bancada Feminina.

Júlio Garcia comprometeu-se a recomendar ao presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, Volnei Weber (MDB), a análise criteriosa da representação que, após protocolada, passará a tramitar, sem data definida para julgamento final.

A deputada Luciane Carminatti, que integra a comissão, disse ter impedimento, por ser uma das autoras da denúncia. No documento, a Bancada Feminina pede a cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar.

*Com informações do PSDB-Mulher de SC.