Notícias

Yeda Crusius é indicada para a Medalha Mietta Santiago 2020

A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, está indicada para a Medalha Mietta Santiago 2020. A sessão solene para agraciar a escolhida em 10 de março de 2020. A concessão é dada para as mulheres com atuação nacional relevante.

A deputada federal Tereza Nelma (AL) que indicou Yeda Crusius à premiação, argumentando que ela atua ativamente em defesa da participação das mulheres na política.

O objetivo de Yeda Crusius é garantir a paridade de gênero na ocupação dos cargos de comando nos partidos, no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Biografia Histórica

Ex-governadora do Rio Grande do Sul, ex-ministra do Planejamento no Governo Itamar Franco, Yeda Crusius exerceu quarto mandatos de deputada federal, foi fundadora e 1ª presidente do PSDB-Mulher Nacional. Foi reconduzida ao comando do segmento feminino em 2017 e reeleita em maio de 2019.

Durante as eleições de 2018, Yeda Crusius teve um papel fundamental na articulação política que resultou na destinação dos 30% dos recursos do Fundo Eleitoral às candidaturas femininas, junto com outras mulheres como a 1ª Secretária da Mesa da Câmara, Soraya Santos (PL-RJ), e a ex-ministra do TSE Luciana Lóssio.

Mietta Santiago

A medalha leva o nome da escritora, advogada criminalista, oradora, poeta, sufragista e feminista no apoio dos direitos das mulheres. Em 1928, quando estava em vigor a proibição ao voto feminino ela impetrou, como advogada, Mandado de Segurança e obteve sentença (fato inédito no país) que lhe permitiu votasse em si mesma para um mandato de deputada federal, mas não conseguiu se eleger.

Na época o Partido Republicano do Rio Grande do Norte aproveitou-se da brecha aberta por Mietta Santiago para lançar a candidatura da potiguar Luiza Alzira Soriano Teixeira, que se tornaria a primeira mulher a ser eleita para um mandato político no Brasil, como prefeita do município de Lages.

A medalha tem as seguintes categorias Platina, Ouro, Prata e Bronze.

Clique aqui