Em Congresso Partidário, Raquel Lyra diz que democracia só existe com igualdade de representatividade

Foto: PSDB Nacional

Em nome das tucanas, a prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra, aproveitou o IV Congresso Nacional do PSDB, realizado no dia 7 de dezembro, para dar um recado à direção nacional. Ela destacou que a democracia só existe se houver igualdade de representatividade entre homens e mulheres na política. Ela lembrou que é uma das poucas prefeitas mulheres no país – são 662 em todo Brasil.

“Para revitalizar a democracia interna é preciso permitir que mais mulheres possam participar das eleições”, ressaltou. “A gente não quer só aparecer na televisão, a gente quer ter voz e poder opinar”, acrescentou. “A democracia é o único caminho possível para reconstruir o país”.

O discurso de Raquel Lyra foi interrompido pelos aplausos. “Temos uma representatividade muito menor do que países inclusive da América Central”, destacou a prefeita, lembrando sobre a necessidade de observar as diferenças que há no país. “É sempre bom conseguir enxergar cada recanto e cada lugar de uma forma diferente.”

Veja a íntegra do vídeo da prefeita Raquel Lyra

Igualdade

O governador de São Paulo, João Doria, também defendeu as candidaturas femininas nas eleições municipais de 2020, durante o IV Congresso Nacional do PSDB, em dezembro, em Brasília. Ele elogiou a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, e destacou a atuação das mulheres do partido em todo país.

Doria ressaltou o discursou da prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra, que associou a democracia à paridade de gênero na política.

“Eu assisti ao depoimento da Raquel. Você falou tudo o que as mulheres queriam dizer”, afirmou Doria, que apelou para que o PSDB tenha “coragem” e dar “sua palavra” sobre determinadas questões relevantes no país.

“O que os brasileiros esperam do novo PSDB é postura e coragem. O novo PSDB é lado. O novo PSDB está do lado do povo e não tem medo de defender programas e teses do lado do povo. Nada de tentar agradar a todos e não agradar a ninguém”, disse.

Segundo o governador, quem tem coragem, não tem medo do voto.

Doria anunciou seu apoio à pré-candidatura de Mariana Ribas, no Rio de Janeiro. “Coragem”, reiterou. “Você será uma candidata brilhante no Rio de Janeiro porque é jovem e é mulher”, acrescentou. “Viva o novo PSDB! Viva as mulheres!”.

Democracia

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, defendeu o apoio à pré-candidatura de Luísa Barreto à prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Leite ressaltou que a democracia rege as regras do jogo. É só respeitando os princípios democráticos e ouvindo a todos é possível pensar em política.

“Se nós suprirmos as vontades das minorias, nós vamos empurrar para o radicalismo”, disse. “Quem pensa diferente da gente, não é desonesto nem mau caráter, não podemos buscar ganhar o debate desqualificando o adversário.”

Clique aqui para ler a matéria original