Acompanhe

Parceria entre PSDB-Mulher, KAS e ITV garantiu 3 cursos de capacitação em 2019 

Encontro em Recife - parceria PSDB-Mulher, KAS e ITV/ Foto: Arquivo Pessoal

De olho nas eleições municipais de 2020, o PSDB-Mulher em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV) e a Fundação Konrad Adenauer (KAS) priorizaram, ao longo do ano, os cursos de capacitação de novas lideranças. A expectativa é de que no próximo ano o partido lance pelo menos 10 mil candidatas.

Em 2018, a estratégia do PSDB-Mulher garantiu que a bancada feminina do partido na Câmara aumentasse em 60% em relação às eleições de 2014. De fevereiro a novembro deste ano, houve três grandes cursos em nível nacional e vários regionais.

A iniciativa reforça o movimento de renovação do PSDB e o protagonismo na formulação e implantação de políticas públicas locais e nacionais. O objetivo é preparar as pré-candidatas tucanas sobre os desafios da corrida às urnas, oferecendo ferramentas para busca de soluções dentro dos novos contextos políticos.

Cursos

Em fevereiro, em Brasília, foi realizado o curso denominado “Capacitação para Deputadas/PSDB: “Os Desafios do Novo Quadro Político”, reunindo 45 mulheres, das quais 28 em capacitação.

Cinco meses depois, em julho, em Recife (PE), foi promovido o Workshop de Planejamento Estratégico denominado “Cenário Político Nacional e os Desafios da Representação Feminina”, englobando 40 participantes.

Em outubro, houve o III Seminário de Capacitação – Gestão Municipal: Líderes Multiplicadoras em Destaque, em São Paulo, com 50 multiplicadoras. Por iniciativa da presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, esse último curso foi transformado em um EAD – Ensino à Distância, que garantirá acesso de todas as candidatas à plataforma de capacitação idealizada pelo segmento.

Regionais 

O PSDB-Mulher nos estados promoveu uma série de cursos de capacitação para as novas lideranças e também de incentivos às filiações. Em julho, houve cursos em Marabá (PA) e Florianópolis (SC).

Em outubro, foi a vez de o segmento reunir as lideranças e pré-candidatas em Santarém (PA), nem as dificuldades de transporte e distância ameaçaram as tucanas que participaram em peso do curso.

As tucanas do Paraná se reuniram em Londrina (PR) em cursos de capacitação, atraindo tucanas de várias regiões do estado, lideranças interessadas em participar ativamente das eleições municipais de 2020.

*Até o fim do ano o PSDB-Mulher publicará matérias de retrospectiva de 2019.