Acompanhe

Bruno Araújo lê Manifesto síntese do IV Congresso Nacional do PSDB

Foto: PSDB Nacional

Pela primeira vez no Brasil, um partido fez consulta pública online para construir um documento único com suas posições, que servirá de diretriz para a legenda. O IV Congresso Nacional do PSDB, em Brasília, neste sábado (7), marca este momento.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, leu o Manifesto síntese do Congresso Nacional da legenda. Nele, o partido reitera os princípios que regem os tucanos baseados em valores e convicções.

A seguir, a íntegra do texto do Manifesto síntese do IV Congresso Nacional do PSDB.

ACIMA DE TUDO, A DEMOCRACIA

O PSDB tem compromisso com valores e princípios. Deles não abre mão.

O PSDB é um partido que tem convicções, que promove iniciativas e propostas para melhorar a vida dos brasileiros.

Temos história. Somos um partido de conquistas e realizações. De presente e, sobretudo, de futuro.

O Brasil está vivendo um momento novo e somos parte dele.

Ao longo deste ano de 2019, mais que um voto de confiança, o PSDB deu apoio parlamentar a propostas benéficas para o país debatidas e votadas no Congresso Nacional.

Não é preciso muito mais para comprová-lo que nossa participação direta – em todos os passos da sua tramitação no Parlamento – na aprovação da reforma da Previdência, sempre acentuando seu viés social.

Está no nosso DNA, na nossa origem: se é pelo Brasil, pelos brasileiros, votamos a favor. Assim sempre foi, é e continuará sendo. Nunca fomos pelo quanto pior, melhor.

Temos compromisso com a recuperação do país, também porque queremos que o Brasil supere a herança ruinosa e o atoleiro de anos de estagnação deixados pelo petismo, atraso que ainda vai exigir muitos esforços dos brasileiros para ser vencido.

O PSDB é um partido que não foi criado para aderir. Nascemos há 31 anos para liderar, para construir alternativas. Votamos, apoiamos e aprovamos medidas por convicção, jamais por conveniência.

Na agenda prioritária para o país, a do crescimento, da geração de emprego, renda e oportunidades, estamos onde sempre estivemos: a favor das reformas.

Estamos a favor da liberdade de iniciativa; do combate à burocracia e a privilégios das corporações; da responsabilidade com as contas públicas; da luta sem trégua contra as desigualdades e da promoção da justiça social e do bem-estar comum.

O maior compromisso do PSDB é com a democracia.

Valorizamos e prezamos as instituições, o Estado democrático de direito, as liberdades, a tolerância, a diversidade de pensamentos, de opiniões e de escolhas.

Sempre que o governo, qualquer governo, investe contra as instituições, age com desrespeito e intolerância, ameaça a nossa democracia, as liberdades, adota iniciativas e atitudes autoritárias e anticivilizatórias, o PSDB esteve, está e estará do lado diametralmente oposto.

O PSDB sempre manifestou, e o reitera e enfatiza neste momento: jamais admitiremos qualquer tentativa de retorno aos tempos sombrios do autoritarismo. Repudiamos o sectarismo, o obscurantismo e a incitação à violência.

Consideramos que o governo – qualquer governo – não deve interferir em costumes e valores comportamentais de cada indivíduo. A cada cidadão cabe exercer a sua plena liberdade de ser.

Há anos, vindo de ambos os lados dos extremos políticos, temos visto iniciativas que afrontam a civilidade, que alimentam a intolerância e a truculência, que desrespeitam nossas instituições e que lançam ameaças contra a nossa democracia. Trata-se de uma marcha de retrocesso e insensatez. Sempre que isso ocorreu e ocorre – vindo de quem quer que seja – o PSDB esteve e estará na oposição.

Dizemos “não” a despropósitos que envenenam o país e acentuam conflitos que alimentam uma insana, indesejável e condenável guerra entre brasileiros, gerando instabilidade em todos os aspectos da vida nacional.

Mas dizemos “sim” à modernização da economia ora em curso, a fim de promovermos o quanto antes o desenvolvimento econômico e social, a geração de empregos e a redução da desigualdade social – em suma, a melhoria de vida das pessoas.

O Brasil não tem tempo a perder. Temos pressa para que o país volte a crescer e a gerar oportunidades para os milhões sem trabalho.

Somos um partido reformista, por convicção e por prática.

Sempre que for para fazer o país voltar a avançar, modernizar nossa economia, dar oportunidades iguais para todos, combater privilégios e promover desenvolvimento com muito mais justiça social, contem com o PSDB.

E sempre que a democracia, as instituições, a liberdade e os direitos individuais forem ameaçados, o PSDB estará firme em sua defesa.

Vamos lutar, sempre, pelo Brasil.