Acompanhe

PSDB-Mulher lança 4 produtos e estratégia para eleger mais mulheres em 2020

Foto: Humberto Sousa/PSDB-Mulher

O PSDB-Mulher promoveu nesta sexta-feira (6) a Reunião da Coordenação Executiva e das Coordenadorias Regionais, na véspera do IV Congresso Nacional do PSDB, para o lançamento de quatro novos produtos de Comunicação com o objetivo de eleger mais mulheres nas eleições municipais de 2020.

A meta é repetir o sucesso alcançado na disputa eleitoral de 2018, quando a bancada feminina do PSDB cresceu 60% na Câmara dos Deputados e 33% nos estados. A presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, anunciou os novos produtos e a prioridade do segmento: o investimento na capacitação e formação de novas lideranças.

Na reunião participaram a presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema, as integrantes da Executiva e as coordenadoras regionais, além de representantes estaduais, assim como o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, o presidente da Diversidade Tucana, o prefeito de Lins (SP) Edgar Souza, e o senador Rodrigo Cunha (AL).

Produtos

O Curso de Ensino a Distância (EAD) do PSDB-Mulher, que garantirá capacitação a mais de 10 mil candidatas que deverão disputar as eleições do próximo ano, está na lista de produtos.

Complementando essa formação de novas liderança, as tucanas aproveitaram a preparação para o Congresso Partidário para iniciar a formulação da Carta Programática que balizará a campanha das mulheres em 2020 e terá como principal bandeira a Paridade de Gênero (50/50) nos cargos de comando dos partidos, bem como na ocupação das cadeiras do Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

Os debates iniciados em outubro passado resultaram em 2 novos produtos: o Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher e na Revista PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher. A ideia é estimular o debate de políticas públicas prioritárias para as mulheres, dando voz e vez para as demandas de milhões de brasileiras que hoje representam a maioria população e também dos eleitores do país.

Para homenagear as mulheres que se destacam no combate à violência e na ampliação do espaço feminino na política, o Secretariado do PSDB-Mulher Nacional também está lançando a Medalha Ceci Cunha.

Para ter acesso ao EAD clique aqui para ver como serão os curso EAD para lideranças femininas!

O Painel PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher pode ser acessado aqui  e neste também

Mais informações sobre a Medalha Ceci Cunha podem ser lidas aqui para ver os detalhes.

Cursos EAD

Solange Jurema defendeu a participação intensa das pré-candidatas nas eleições municipais de 2020 no Curso de Ensino a Distância (EAD) do PSDB-Mulher, que garantirá capacitação a mais de 10 mil candidatas – que deverão disputar as eleições do próximo ano.

“Teremos muito êxito para que a gente possa eleger mais mulheres na política”, ressaltou. “[É preciso] fortalecer essas mulheres, a troca de ideias e as experiências para que a gente possa ter cada vez mais mulheres participando para que a gente possa construir um país cada vez melhor.”

Solange Jurema adiantou que serão quatro cursos em parceria com a Fundação Konrad Adenauer.

Voz

Bruno Araújo destacou que o IV Congresso Nacional do PSDB dará voz às mulheres. Segundo ele, neste sábado (7) será aprovado um documento que vai apontar para que o PSDB pensa.

“Vamos revigorar nossas teses. Vamos ouvir a voz de vocês. Vocês são fundamentais para nós. Temos de aumentar a participação. Evoluir para um discurso. O espaço das mulheres é em todas as esferas de Poder do país”, ressaltou.

De acordo com o tucano, o PSDB precisa das mulheres. “É fundamental que tenham vocês presentes em todos os locais”, disse. “É na sensibilidade das mulheres que vale algo. Amanhã faremos um reencontro. Alternativa firme para gerar emprego, reduzir desemprego e lutar por democracia e diversidade de opiniões>

Parceria

O presidente da Diversidade Tucana, o prefeito de Lins (SP) Edgar Souza, afirmou que o PSDB-Mulher tem seu apoio integral e pediu que seja feita uma parceria com o segmento comandado por ele.

Edgar Souza ressaltou que as bandeiras das mulheres também representam as mesmas preocupações dos homossexuais, bissexuais e transexuais. De acordo com ele, é importante a atuação conjunta para fortalecer as propostas e a luta.

Documento

A seguir, a íntegra das teses apresentadas pelo PSDB-Mulher para o IV Congresso Nacional do PSDB em Brasília:

Brasília, 19 de novembro de 2019

Após vários debates e reuniões, o PSDB-Mulher selecionou temas importantes para as tucanas e oferece agora essas sugestões para as consultas que estão sendo feitas para o IV Congresso Nacional do PSDB, previsto para o dia 7 de dezembro.

Teses do PSDB-Mulher:

 

  1. O PSDB deve assumir a defesa da democracia paritária e assumir o compromisso 50/50, tanto no âmbito partidário, quanto em suas gestões Executivas e Legislativas?

 

  1. Concordo
  2. Concordo em parte
  3. Discordo

 

  1. O PSDB deve garantir acesso igualitário aos recursos e espaços políticos, como o tempo de rádio e TV?
  2. Concordo
  3. Concordo em parte
  4. Discordo

 

  1. O PSDB deve comprometer-se a igualdade de gênero, o 5º dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela ONU, através da agenda 2030?
  2. Concordo
  3. Concordo em parte
  4. Discordo

 

  1. O PSDB deve ter como compromisso o enfrentamento de todas as formas de discriminação e violência, especialmente, contra a mulher, a criança e a família?

 

  1. a)  Sim
  2. b)  Não

 

  1. O PSDB deve comprometer-se em apoiar de forma orgânica os demais segmentos como Juventude, Tucanafro, Sindical e Diversidade, tendo como balizador o ITV e o PSDB Mulher?

 

  1. Sim
  2. Não

 

  1. PSDB priorizar em seus programas de governo a preparação de jovens e mulheres para o mercado de trabalho da Era 4.0 ?
  2. Sim
  3. Não

 

  1. O PSDB deve apoiar um amplo Programa Integrado de Atenção à Primeira Infância (0 a 6 anos) nos seus programas de governo, incluindo a universalização das creches como unidades educacionais?
  2. Concordo
  3. Concordo em parte
  4. Discordo

 

  1. O PSDB deve comprometer-se com a saúde integral da mulher desde o pré-natal?
  2. Concordo
  3. Concordo em parte
  4. Discordo
  5. Fundamental que o Governo se comprometa a manter a gratuidade nas universidades e institutos de ensino federais.
  6. a) Concordo
  7. b) Concordo em parte
  8. c) Discordo

 

  1. Necessário que o Governo se comprometa a manter as atuais políticas de cotas e do acesso via ENEM e SISU.
  2. a) Concordo
  3. b) Concordo em parte
  4. c) Discordo

 

  1. Importante que o Governo se comprometa a aprimorar o ProUni e o FIES.
  2. a) Concordo
  3. b) Concordo em parte
  4. c) Discordo

 

  1. Facilitar mecanismos para o estabelecimento de convênios e estimular associação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas públicas e privadas para projetos de desenvolvimento e aplicação de tecnologias promove o desenvolvimento social.
  2. a) Concordo
  3. b) Concordo em parte
  4. c) Discordo

 

  1. Importante recuperar a política de bolsas de estudo para a graduação e pós-graduação.
  2. a) Concordo
  3. b) Concordo em parte
  4. c) Discordo

 

  1. Necessário fortalecer o CNPq, a Capes e outras instituições de pesquisa.
  2. a) Concordo
  3. b) Concordo em parte
  4. c) Discordo

 

  1. O Governo pode estimular a instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento nas empresas que atuam no país por meio de incentivo tributário.
  2. a) Concordo
  3. b) Concordo em parte
  4. c) Discordo

 

  1. O Governo pode promover a contratação de mestres e doutores por empresas como incentivo à constante pesquisa e atualização profissional.
  2. a) Concordo
  3. b) Concordo em parte
  4. c) Discordo

 

 

  1. Incluir a econômica verde como prioridade das economias regionais e listas as suas diferentes modalidades aplicáveis às diversas regiões, recomendando o seu financiamento através de Fundos de Investimento.

 

  1. a) Concordo
  2. b) Concordo em parte
  3. c) Discordo

 

  1. Estimular o avanço tecnológico nas áreas da economia verde, levando em conta sua competitividade no território brasileiro.

 

  1. a) Concordo
  2. b) Concordo em parte
  3. c) Discordo

 

  1. Criar linhas de exportação para a economia verde, baseadas em frutas regionais, temperos, sucos, doces, etc.

 

  1. a) Concordo
  2. b) Concordo em parte
  3. c) Discordo

 

  1. Premiar ações ambientais ou de sustentabilidade relevantes em prefeituras e governos do PSDB.

 

  1. a) Concordo
  2. b) Concordo em parte
  3. c) Discordo

 

 

  1. Capacitar lideranças femininas para que possam colocar em prática programas de desenvolvimento local sustentável.

 

  1. a) Concordo
  2. b) Concordo em parte
  3. c) Discordo

 

26.O PSDB compromete-se em suas gestões em ampliar e qualificar a atenção clínico-ginecológica, inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DST, fortalecendo a atenção básica no cuidado com a mulher?

a)Sim

b)Não

 

  1. O PSDB compromete-se em suas gestões em estimular a implantação e implementação da assistência em planejamento familiar, para homens e mulheres, adultos e adolescentes, no âmbito da atenção integral à saúde?

a)Sim

b)Não

 

  1. O PSDB compromete-se em suas gestões a promover a atenção obstétrica, qualificada e humanizada para mulheres e adolescentes?
  2. a) Sim
  3. b) Não

 

  1. O PSDB compromete-se em suas gestões a promover a atenção às mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual?
  2. a) Sim
  3. b) Não

 

  1. O PSDB compromete-se em suas gestões a promover a prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis e da infecção pelo HIV?
  2. a) Sim
  3. b) Não

 

  1. O PSDB compromete-se em suas gestões a reduzir a morbidade por câncer, organizar em municípios redes de referência e contra referência para o diagnóstico e o tratamento de câncer de colo uterino e de mama?
  2. a) Sim
  3. b) Não

 

  1. O PSDB compromete-se em suas gestões a dar atenção à saúde mental das mulheres e meninas sob enfoque de gênero?
  2. a) Sim
  3. b) Não

 

  1. O PSDB compromete-se em suas gestões garantir atenção à saúde da mulher negra? Melhorar o registro e produção de dados, capacitar profissionais da saúde, implantar o programa de anemia falciforme, incluir e consolidar o recorte racial/étnico nas ações de saúde da mulher, no âmbito do SUS?
  2. a) Sim
  3. b) Não

 

  1. O PSDB mantém-se coerente com as posições defendidas no Manifesto ao Povo Brasileiro, publicado no dia da sua criação, em 25 de junho de 1988. Nesse sentido, compromete-se a propor a realização de um plebiscito sobre a adoção do Sistema Parlamentarista de Governo?ao

 

  1. a) Concordo
  2. b) Discordo

 

  1.  Implementação de uma agenda nacional amparada na Agenda 2030 das Nações Unidas, que visa o fortalecimento de programas públicos ancorados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável reduz a desigualdade e promove o desenvolvimento social no Brasil.

 

a)​Concordo

b)​Concordo em parte

c)​Discordo

 

  1. O apoio às comunidades brasileiras no exterior, com investimento em pesquisa, promoção da cultura e fortalecimento do comércio exterior, contribuição para internacionalizar a presença do Brasil por meio do fluxo e da presença efetiva de seus cidadãos.

 

a)​Concordo

b)​Concordo em parte

c)​Discordo

 

  1. Deve-se observar o Ministério das Relações Exteriores como agente potencializador de políticas internacionais que fortalecem a nação perante a comunidade internacional.

 

a)​Concordo

b)​Concordo em parte

c)​Discordo

 

  1. Uma política internacional fortalecida amplia o protagonismo do Brasil como mediador de conflitos internacionais.

 

a)​Concordo

b)​Concordo em parte

c)​Discordo

 

  1. A integração de países próximos por meio de blocos, como o Mercosul, reduz conflitos e fortalece o comércio e a política internacional da região.

 

a)​Concordo

b)​Concordo em parte

c)​Discordo