Notícias

No Paraná, Luzia Coppi representa Yeda no Encontro Regional

O PSDB do Paraná promoveu no sábado (9/11), em Londrina, um encontro regional para debater políticas públicas e promover capacitação para lideranças do partido. Entre os principais temas em pauta estiveram a nova legislação eleitoral; reforma tributária; atuação dos diretórios municipais nas comunidades e maior participação da mulher na política.

A coordenadora regional do PSDB-Mulher na Região Sul, Luzia Coppi Mathias, representou a presidente nacional do segmento feminino, Yeda Crusius.

“Estou em Londrina representando nossa presidente num encontro regional do PSDB onde nossa presidente estadual reuniu mulheres para capacitação eleição 2020. Troca de experiências com vereadoras, prefeitas e lideranças. Maravilhoso”, disse Luzia Coppi.

O presidente do PSDB-PR, deputado Paulo Litro, afirmou que o objetivo do partido no estado é levar o debate para todas as regiões do Paraná.

“[Estamos] fortalecendo o trabalho em conjunto com os diretórios municipais para que novas lideranças possam apresentar suas ideias e tirar dúvidas em relação a temas como a legislação eleitoral e pautas nacionais”, afirmou.

Capacitação

Em todos os encontros regionais o PSDB tem promovido capacitações para reforçar a atuação feminina na política. Embora o país tenha registrado um aumento no número de candidatas eleitas em 2018, ainda é uma representação muito pequena, com apenas 77 deputadas federais e 13 senadoras, o que significa cerca de 15% do total.

Nas eleições municipais de 2016 o cenário não foi muito diferente, sendo eleitas 638 prefeitas nos 5.570 municípios do país e 7.803 vereadoras nas 57.814 vagas nas Câmaras. Nos 399 municípios do Paraná, apenas 29 prefeitas e 476 vereadoras se elegeram.

“O PSDB quer mudar esse cenário, incentivando  e dando condições para que as mulheres possam ter uma participação maior, ativa e protagonista na política do nosso estado”, disse Paulo Litro.

Encontro

É o quinto encontro descentralizado que o partido promove no segundo semestre de 2019, reunindo mais de 170 pessoas com a presença do deputado estadual Michele Caputo; do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; do ex-deputado federal e presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Luiz Carlos Hauly; da presidente do PSDB-Mulher do Paraná, Rosalina Batista, além de diversos prefeitos, vereadores e lideranças locais.

“Essa é uma iniciativa que mostra toda a seriedade do PSDB em abrir espaço para que os diretórios e lideranças tenham voz, atuem em sintonia e tenham condições de contribuir para o desenvolvimento de políticas sérias e objetivas no estado”, disse o vereador e pré-candidato à prefeito de Londrina, Amauri Cardoso.

O deputado Michele Caputo ressaltou que os encontros descentralizados permitem maior pluralidade de ideias e sintonia com a realidade de cada região. “A política precisa ser um facilitador e indutor de projetos que beneficiem a melhoria da qualidade de vida da população. Ao manter um diálogo constante com as comunidades e lideranças do partido, conseguimos promover iniciativas que venham de encontro com as demandas locais.”

*Com informações do PSDB do Paraná.

Presidente do ITV no Paraná, ex-deputado Luiz Carlos Hauly, relator da reforma tributária/ Foto: PSDB-PR