Acompanhe

PSDB-Mulher lança Medalha Ceci Cunha como enfrentamento à violência política

Em meios aos preparativos do Congresso Nacional do PSDB, marcado para 7 de dezembro próximo, a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, aprovou a criação da Medalha Ceci Cunha. O objetivo da premiação é destacar, reconhecer e homenagear mulheres que tenham contribuído para a o enfrentamento da violência política contra a mulher e pela participação efetiva da mulher na política brasileira.

O projeto de implantação da Medalha Ceci Cunha contou com a colaboração da deputada Tereza Nelma (AL), empenhada na homenagem à sua conterrânea Ceci Cunha, assassinada em 16 de dezembro de 1998, logo após sua diplomação de seu segundo mandato como deputada federal. A premiação será outorgada a partir de 2020, sempre no mês de março, como Comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Ceci Cunha, morta em 1998, ao lado da família em sua casa em Arapiraca (AL). Foto: Prefeitura de Arapiraca

O lançamento oficial da Medalha Ceci Cunha acontecerá no dia 6 de dezembro, quando o PSDB-Mulher deverá divulgar um manifesto sobre os temas que preocupam hoje não só as tucanas, mas todas as brasileiras.

Regras

A ideia é premiar, anualmente, cinco mulheres que tenham contribuído para o enfrentamento da violência política contra a mulher e pela ampliação da participação feminina na política.

Essas mulheres deverão ser indicadas pelo Secretariado Nacional do PSDB-Mulher e submetidas à aprovação da Comissão Executiva Nacional do PSDB-Mulher, durante reunião em dezembro do ano anterior à premiação.

Homenagem

O PSDB-Mulher dedicará a instituição da Medalha Ceci Cunha aos seus dois filhos: o senador Rodrigo Cunha (AL) e sua irmã Adriana, bem como a todas as mulheres, guerreira brasileiras que desbravaram os caminhos árduos da política, tornando possível a mulher nos espaços públicos de Poder, especialmente aquelas que enfrentam a violência política.

A expectativa do PSDB-Mulher é que a Medalha Ceci Cunha possa incentivar que outras mulheres sigam o exemplo das agraciadas e ocupem seu espaço dentro da política, combatendo qualquer tipo de violência.

Igualdade

Para que uma democracia se consolide é necessária a participação efetiva de todos os segmentos da sociedade. As mulheres são hoje a maioria da população brasileira. Assim sendo, precisam ter uma representatividade igualitária na sociedade, no mundo do trabalho e, sobretudo, na política. Pois é lá que a vida e assuntos de seus interesses são decididos. A deputada Ceci Cunha foi e sempre será uma inspiração para as mulheres por sua destacada e corajosa atuação na política brasileira.

*Texto da Adriana Vasconcelos.

Senador Rodrigo Cunha (AL), filho de Ceci Cunha, para quem a medalha também será uma homenagem.