Câmara promove debate sobre desemprego entre jovens brasileiros

Deputada Mariana Carvalho (RO) discursa em plenário/ Foto: Alexssandro Loyola

A Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (6) um debate sobre o desemprego entre os jovens brasileiros. A discussão foi solicitada pela deputada Mariana Carvalho (RO), que tem demonstrado preocupação com os alarmantes números de desocupação da juventude no país.

“É necessário discutirmos as políticas públicas que tratem do desemprego da juventude e entendermos até que o ponto o Estatuto da Juventude vem sendo cumprido, já que trata-se de uma lei que determina a ação do Poder Público na efetivação do direito do jovem à profissionalização, ao trabalho e à renda”, defende Mariana.

O debate ocorrerá no âmbito das comissões de Educação e de Trabalho da Câmara.

A desocupação entre os que têm até 29 anos é quase o dobro da média geral da população.  Dados do IBGE mostram, por exemplo, que no segundo trimestre de 2017, do total de desempregados com idade entre 18 e 24 anos, apenas 25% conseguiram uma nova colocação no mercado de trabalho, enquanto 57% estão desempregados há mais de um ano.

Foram convidados Adriano Naves de Brito, secretário de Educação de Porto Alegre/RS;
Ana Maria Camargo, mestre em Educação pela Universidade de Hull e Diretora do Instituto Liberdade e Justiça; Naercio Menezes Filho, professor titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico; Filomena Siqueira, pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Natura; João Marcelo Borges, Diretor de Estratégia Política do Movimento Todos Pela Educação.

*Com informações da Agência Câmara e do Portal do PSDB na Câmara.