Acompanhe

Tucanas participam de homenagem ao Movimento Mulheres Municipalistas

O PSDB-Mulher participou da sessão solene em homenagem ao Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), ligado à Confederação Nacional de Municípios (CNM), na Câmara dos Deputados. Tucanas e parlamentares de distintos partidos destacaram o lema “Mulher tem de estar onde ela quiser”.

A sessão ocorre há menos de um ano das eleições municipais de 2020, quando serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5 mil municípios. Há, ainda, 1.915 municípios brasileiros sem uma mulher sequer na Câmara de Vereadores, segundo dados oficiais.

PSDB-Mulher

Participaram da sessão a presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, a presidente de honra do segmento, Solange Jurema, a presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV) no Rio de Janeiro, a ex-ministra Aspásia Camargo, e a deputada federal Geovania de Sá (SC).

Também compareceram a presidente de honra do PSDB-Mulher no Rio Grande do Silva, Angela Sarquiz, e a coordenadora regional do segmento no Nordeste, Iraê Lucena (PB).

Ao discursar, Geovania de Sá destacou que o objetivo comum a todas é aumentar o número de mulheres eleitas na disputa eleitoral de 2020. “Quero me somar a este número, pois nós queremos estar ao lado dos homens e não acima deles, para atender cada vez mais e melhor o cidadão”, ressaltou.

Suprapartidário

A ação foi sugerida pela deputada Soraya Santos (PR-RJ), primeira-secretária da Câmara. Criado para articular prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e primeiras-damas, o MMM foi fundado em 2017, durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

“Precisamos trazer mais mulheres para a política, não é mulher trampolim, mas mulher que tenha bandeira, saúde, educação, dignidade e o idoso”, disse. “Vamos defender os municípios. A mulher tem um olhar transformador”, ressaltou Soraya Santos.

Várias parlamentares participaram do evento, como Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Luisa Canziani (PTB-PR), a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Lúcia Lóssio.

“As mulheres querem participar da política e nós vamos investir na formação. A sua voz e seu exemplo podem nos ajudar. Você pode e deve trazer seu olhar e suas dores [para a política]”, destacou a Professora Dorinha.

 

Presidente Yeda Crusius ao lado da ex-ministra Lúcia Lóssio e da deputada Geovania de Sá (SC)./ Foto: Angela Sarquiz